Chuvas

Prefeitura do Recife alerta sobre intensificação de alagamentos no pico da maré alta, às 17h

O grande volume das chuvas somado ao pico de maré alta (2,2m) previsto para as 17h deve intensificar os pontos de alagamento no município

Luisa Farias
Luisa Farias
Publicado em 13/05/2021 às 15:51
Notícia
Elton Ponce/Cortesia
Chuva na Zona Norte do Recife nesta quinta-feira (13) - FOTO: Elton Ponce/Cortesia
Leitura:

Atualizada às 16h43

A Prefeitura do Recife publicou nas suas redes sociais dados sobre o acúmulo de chuva nesta quinta-feira (13). De acordo com a PCR, a capital pernambucana já acumula 1,38mm de chuva. O grande volume das chuvas somado ao pico de maré alta (2,2m) previsto para as 17h deve intensificar os pontos de alagamento no município. A gestão recomenda que a população evite circular em ruas e avenidas nesse horário. 


A PCR também informa que vem trabalhando para amenizar os efeitos das chuvas no município. São mis de mil profissionais atuando através de diversos órgãos municipais, como a Defesa Civil, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). 

"Agora às 17h é o pico da maré alta e neste momento é recomendado que as pessoas que podem não circular pela cidade, evitem e aguardem passar. A Apac informou que essa chuva deve continuar pelas próximas horas. Estamos fazendo a nossa parte, são 179 pontos críticos de alagamento na cidade. Desses, 105 já sofreram ações definitivas de mitigação. Ainda restam 74 pontos que vamos fazer nos próximos anos", afirmou o prefeito João Campos. 

Chuva na RMR

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu nesta quinta-feira (13) um novo Aviso Meteorológico alertando sobre a continuidade das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata Norte e Sul,com a possibilidade de atingir também a região Agreste. A previsão é de que o volume das chuvas pode ultrapassar os 150mm. 

Em entrevista concedida à Rádio Jornal nesta quinta (13), o Secretário de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar pediu que a população fique em casa enquanto as chuvas perdurarem. 

“A gente pede que, quem puder, espere em casa, porque é muita chuva. Neste momento está torrencial, caindo cerca de 10 a 15mm em meia hora, então é importante que as pessoas fiquem em casa. As que estão em áreas vulneráveis, como em morros, a orientação já é diferente: procure um local seguro, vá para a casa de um parente ou de um amigo, entre em contato com a Defesa Civil para que a gente vá lá e vistorie”, disse.

No caso dos recifenses que residem em áreas de risco, a Defesa Civil os orienta a procurar outro local seguro para se abrigar, além de acionar o órgão pelo número 0800.081.3400. Eles podem se dirigir aoAbrigo Emergencial da Travessa do Gusmão, no bairro de São José, área central da cidade. Até a tarde desta quinta (13), a Defesa Civil do Recife já havia recebido 175 chamadas. 

Comentários

Últimas notícias