Chuvas

Prefeitura do Recife alerta sobre intensificação de alagamentos no pico da maré alta, às 17h

O grande volume das chuvas somado ao pico de maré alta (2,2m) previsto para as 17h deve intensificar os pontos de alagamento no município

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 13/05/2021 às 15:51 | Atualizado em 14/05/2021 às 7:02
Notícia
X

Atualizada às 16h43

A Prefeitura do Recife publicou nas suas redes sociais dados sobre o acúmulo de chuva nesta quinta-feira (13). De acordo com a PCR, a capital pernambucana já acumula 1,38mm de chuva. O grande volume das chuvas somado ao pico de maré alta (2,2m) previsto para as 17h deve intensificar os pontos de alagamento no município. A gestão recomenda que a população evite circular em ruas e avenidas nesse horário. 


A PCR também informa que vem trabalhando para amenizar os efeitos das chuvas no município. São mis de mil profissionais atuando através de diversos órgãos municipais, como a Defesa Civil, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). 

"Agora às 17h é o pico da maré alta e neste momento é recomendado que as pessoas que podem não circular pela cidade, evitem e aguardem passar. A Apac informou que essa chuva deve continuar pelas próximas horas. Estamos fazendo a nossa parte, são 179 pontos críticos de alagamento na cidade. Desses, 105 já sofreram ações definitivas de mitigação. Ainda restam 74 pontos que vamos fazer nos próximos anos", afirmou o prefeito João Campos. 

Chuva na RMR

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu nesta quinta-feira (13) um novo Aviso Meteorológico alertando sobre a continuidade das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata Norte e Sul,com a possibilidade de atingir também a região Agreste. A previsão é de que o volume das chuvas pode ultrapassar os 150mm. 

Em entrevista concedida à Rádio Jornal nesta quinta (13), o Secretário de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar pediu que a população fique em casa enquanto as chuvas perdurarem. 

“A gente pede que, quem puder, espere em casa, porque é muita chuva. Neste momento está torrencial, caindo cerca de 10 a 15mm em meia hora, então é importante que as pessoas fiquem em casa. As que estão em áreas vulneráveis, como em morros, a orientação já é diferente: procure um local seguro, vá para a casa de um parente ou de um amigo, entre em contato com a Defesa Civil para que a gente vá lá e vistorie”, disse.

No caso dos recifenses que residem em áreas de risco, a Defesa Civil os orienta a procurar outro local seguro para se abrigar, além de acionar o órgão pelo número 0800.081.3400. Eles podem se dirigir aoAbrigo Emergencial da Travessa do Gusmão, no bairro de São José, área central da cidade. Até a tarde desta quinta (13), a Defesa Civil do Recife já havia recebido 175 chamadas. 

Tags

Autor