João Campos participa de monitoramento das chuvas feito pela Defesa Civil
Choveu o previsto para cerca de 12 dias, considerando a média histórica para o mês de maio, em apenas 12h
O prefeito do Recife João Campos esteve na Defesa Civil do Recife, junto ao secretário-executivo de Defesa Civil Coronel Cássio Sinomar, na manhã desta quinta-feira (13), para monitorar o impacto das águas na cidade. Desde a noite, foram recebidos 101 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas plásticas. De acordo com a Prefeitura do Recife, mil profissionais estão nas ruas para tentar minimizar os impactos das fortes chuvas.
“Estou aqui com o Coronel Cássio, Comandante da Defesa Civil, e toda a sua equipe, desde cedo atuando e trabalhando para cuidar da nossa cidade. A APAC emitiu ontem um alerta, e nas últimas 12 horas já choveu mais de 100 mm, é um volume muito grande de chuvas, num tempo bem curto, isso causa um impacto muito grande na cidade. O sistema da Defesa Civil tem mapeado todos os pontos de risco da nossa cidade. Além de monitorar os pontos de risco, também monitora os pontos de alagamento e as intervenções nesses pontos. Nos últimos anos, já foram feitas muitas obras na macrodrenagem e na microdrenagem, e muitas outras a gente ainda vai executar também”, comentou o prefeito na ocasião. Porém, nas redes sociais, várias pessoas relatam que os pontos de alagamento na cidade são sempre os mesmo, cobrando ações efetivas da prefeitura.
- Veja os bairros do Grande Recife onde mais choveu nas últimas horas
- Alagamentos, raios, perda de placa e outros transtornos em dias de chuva: saiba o que fazer nessas situações
- TCE aponta falta de transparência na vacinação contra a covid-19 em Pernambuco
- Reportagem percorre ruas e avenida alagadas em dia de temporal no Grande Recife
- Recife registra em 12 horas 36% da chuva esperada para todo o mês de maio
- Apac alerta para continuidade de chuvas fortes nesta quinta (13) em várias regiões de Pernambuco
- Árvores caem em diversos pontos do Recife, bloqueiam vias e geram transtornos
- Cidades do Grande Recife registram deslizamentos de barreira nesta quinta (13) de chuvas
De acordo com a Defesa Civil, o Recife registrou nas últimas 24h, 138 mm de chuvas, dos quais 118,7 apenas entre as 23h de ontem e 11h da manhã desta quinta-feira. Ou seja, choveu o previsto para cerca de 12 dias, considerando a média histórica para o mês de maio, em apenas 12h. “Estamos fazendo intervenções, acompanhando, monitorando. Tem o plano de contingência, todos os anos a Defesa Civil atualiza esse plano sobre os pontos de risco, com os contatos dos moradores. A Defesa Civil também envia alerta de chuvas, por SMS, a 34 mil famílias , cadastradas, que vivem em pontos de risco”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
>>Veja os bairros do Grande Recife onde mais choveu nas últimas horas
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia. Segundo a Prefeitura do Recife, foram investidos R$ 96,6 milhões na Ação Inverno, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.
OCORRÊNCIAS
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou, neste período, 14 ocorrências com árvores na cidade. Oito já foram concluídas e as demais estão com o serviço em andamento. A autarquia também está realizando a desobstrução de pontos de acúmulo de água com caminhões equipados com jato de sucção em diversas vias da cidade. As intervenções ocorrem na rua 10 de Julho com 20 de Janeiro, Boa Viagem; Rua Barão de Tefe com Desembargador José Neves , Boa Viagem; Avenida Recife (Ipsep); Avenida Dois Rios ( SESI ) Ibura; Avenida Boa Viagem (Boa Viagem/Pina); Avenida General San Martin com Gomes Taborda (Cordeiro); Rua João de Andrade (Jardim São Paulo); Rua Paes Cabral (Cordeiro); Rua Otávio Lobo (Jiquiá); Avenida Caxangá (Cordeiro); Rua Estrada do Encanamento (Casa Amarela); Avenida Beberibe (Água Fria); Rua São João (Campina do Barreto); Rua Expedicionário Jamil Dagle, ao lado da praça Maria José dos Santos (Água Fria); Rua Uriel de Holanda com José Amarindo dos Reis, Dois Unidos, entre outros
Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Entre 0h e 11h da quinta-feira (13), não foram registrados sinistros de trânsito com vítima. No período, a CTTU registrou ocorrências em 21 semáforos, dos quais 12 já foram resolvidos e 9 estão em atendimento. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento.