Após deslizamento de barreira com morte, Prefeitura de Jaboatão afirma que avaliará situação "de forma minuciosa"
Gestão municipal lamentou "fatalidade" e prestou solidariedade aos parentes das vítimas. Quatro pessoas da mesma família ficaram soterradas após queda de barreira
Atualizada às 10h35.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, emitiu uma nota lamentando o deslizamento de terra que provocou pelo menos uma morte no bairro de Sucupira após as chuvas das últimas horas. Na noite de quinta-feira (13), a chuva abriu uma fenda de aproximadamente 100 metros na barreira, o que provocou o deslizamento.
Otávio Pessoa de Siqueira, de 16 anos, foi encontrado morto na quinta e já teve o corpo retirado dos escombros. O corpo da mãe dele, Sílvia Regina da Silva, 36 anos, também foi encontrado, mas já nesta sexta. Já o pai, Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos e a irmã, Isabeli Pessoa de Siqueira, de 12 anos, seguem sendo procurados pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio de cães farejadores e vizinhos. Um ponto de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi montado no local para atuar em caso de necessidade.
- Chuva torrencial provoca 15 deslizamentos de barreiras no Grande Recife, interdita trecho da rodovia PE-15 e gera série de transtornos em Pernambuco
- Em 24 horas, Recife registra mais de 60% das chuvas previstas para o mês de maio
- Apac emite alerta para risco de inundações na Zona da Mata pernambucana
"A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lamenta a fatalidade ocorrida na noite desta quinta-feira e se solidariza com a família nesse momento de perda", diz o texto.
A gestão municipal informou ainda que presta apoio aos familiares, e que eles serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Equipes da Defesa Civil do município estiveram no local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário após as fortes chuvas.
Segundo a prefeitura, cinco imóveis em situação de risco foram interditados na área, e os moradores foram deslocados para a casa de familiares. Eles também serão acompanhados pelas equipes de assistência social.
A gestão municipal disse ter investido no bairro de Cavaleiro, mais de R$ 13 milhões em obras estruturadoras nas encostas, com a construção de 103 muros e instalação de mais de 20 mil metros quadrados de telas de proteção. Um muro de contenção deverá ser construído no local para evitar novos deslizamentos.
A Defesa Civil irá ao local do deslizamento de barreira nesta sexta-feira (14) para avaliar a situação "de forma mais minuciosa".
Ainda de acordo com a prefeitura, na quinta (13) foram registrados mais de 200 mm de chuvas em Jaboatão, volume equivalente à média de 30 dias do mês de maio e o maior nos últimos 20 anos. A previsão é de continuidade das chuvas.