CHUVA

Apac emite alerta para risco de inundações na Zona da Mata pernambucana

Último boletim incluiu o município de Ribeirão nas áreas com risco de alagamentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 14/05/2021 às 1:28
Notícia
X

Em novo boletim divulgado no início da madrugada desta sexta-feira (14), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) inclui mais um município, da Zona da Mata Sul, nas áreas com possibilidade de enchentes nas áreas urbanas. De acordo com a Apac, o município corre risco de enfrentar alagamentos por conta do Rio Amaraji, com registros acima do nível de alerta. 

Ainda conforme a Apac, os moradores precisam estar atentos aos riscos de transbordamento de córregos e canais, sobretudo nas áreas urbanas. O alerta fora emitido à 0h45 desta sexta-feira. 

Além do município de Ribeirão, ontem (13), a Apac já havia alertado para o mesmo risco de inundações nos de Timbaúba, na Mata Norte, e São Lourenço da Mata, Grande Recife.

O alerta para o Rio Capibaribe-Mirim, em Timbáuba, foi foi feito às 17h25 da quinta. O aviso hidrológico tem validade até a tarde desta-feira  (14).

Em São Lourenço da Mata, o alerta de risco de inundação de um trecho do Rio Capibaribe foi feito às 13h31 desta quinta e vale também até hoje. 

Tragédia no Grande Recife

As fortes chuvas que atingem o Estado provocaram uma tragédia familiar na noite dessa quinta-feira (13).  Uma família ficou soterrada após deslizamento de barreira no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O pai, a mãe e dois filhos, de 16 anos e 12 anos, foram cobertos pela terra. O adolescente de 16 anos, que não teve a identidade confirmada, foi encontrado morto, e já teve o corpo retirado dos escombros.

Previsão do tempo

Para esta sexta-feira (14) há a possibilidade da continuidade das precipitações.

Na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, a Apac prevê tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no período da manhã com intensidade moderada a forte.

No Agreste, deve chover ao longo do dia de forma moderada.

Já no Sertão de Pernambuco, a previsão é de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada. No Sertão de São Francisco, a diferença é que a Apac não prevê chuva moderada, apenas fraca durante a tarde e noite.

No Arquipélago de Fernando de Noronha, deve chover nas primeiras horas da manhã e da noite com intensidade fraca a moderada.

No final da manhã da quinta-feira (13), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu uma intensificação do aviso meteorológico a respeito da possibilidade de chuvas fortes. O aviso alerta sobre a previsão de precipitações que podem ultrapassar os 150 milímetros no Grande Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Fernando de Noronha, podendo se estender para o Agreste. O aviso é válido até esta sexta-feira (14).

 

Tags

Autor