Apac emite alerta para risco de inundações na Zona da Mata pernambucana
Último boletim incluiu o município de Ribeirão nas áreas com risco de alagamentos
Em novo boletim divulgado no início da madrugada desta sexta-feira (14), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) inclui mais um município, da Zona da Mata Sul, nas áreas com possibilidade de enchentes nas áreas urbanas. De acordo com a Apac, o município corre risco de enfrentar alagamentos por conta do Rio Amaraji, com registros acima do nível de alerta.
- Veja imagens da chuva torrencial que atinge o Grande Recife nesta quinta
- João Campos participa de monitoramento das chuvas feito pela Defesa Civil
- Chuva abala parte de estrutura do Hospital Barão de Lucena, e pacientes foram transferidos por risco de teto desabar
- Entenda o fenômeno meteorológico que causou as fortes chuvas no Grande Recife nesta quinta (13)
- Fortes chuvas no Recife geram memes na internet; confira
- Recife suspende vacinação contra covid-19 devido a chuvas fortes nesta quinta-feira (13)
- Após uma quinta-feira marcada por chuvas e alagamentos no Grande Recife, veja a previsão para esta sexta (14)
- Preços de Uber e outros apps disparam na volta pra casa no Recife em dia de chuva torrencial
- Chuva torrencial provoca 15 deslizamentos de barreiras no Grande Recife, interdita trecho da rodovia PE-15 e gera série de transtornos em Pernambuco
- Em 24 horas, Recife registra mais de 60% das chuvas previstas para o mês de maio
Ainda conforme a Apac, os moradores precisam estar atentos aos riscos de transbordamento de córregos e canais, sobretudo nas áreas urbanas. O alerta fora emitido à 0h45 desta sexta-feira.
Além do município de Ribeirão, ontem (13), a Apac já havia alertado para o mesmo risco de inundações nos de Timbaúba, na Mata Norte, e São Lourenço da Mata, Grande Recife.
O alerta para o Rio Capibaribe-Mirim, em Timbáuba, foi foi feito às 17h25 da quinta. O aviso hidrológico tem validade até a tarde desta-feira (14).
Em São Lourenço da Mata, o alerta de risco de inundação de um trecho do Rio Capibaribe foi feito às 13h31 desta quinta e vale também até hoje.
Tragédia no Grande Recife
As fortes chuvas que atingem o Estado provocaram uma tragédia familiar na noite dessa quinta-feira (13). Uma família ficou soterrada após deslizamento de barreira no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O pai, a mãe e dois filhos, de 16 anos e 12 anos, foram cobertos pela terra. O adolescente de 16 anos, que não teve a identidade confirmada, foi encontrado morto, e já teve o corpo retirado dos escombros.
Previsão do tempo
Para esta sexta-feira (14) há a possibilidade da continuidade das precipitações.
Na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, a Apac prevê tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no período da manhã com intensidade moderada a forte.
No Agreste, deve chover ao longo do dia de forma moderada.
Já no Sertão de Pernambuco, a previsão é de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada. No Sertão de São Francisco, a diferença é que a Apac não prevê chuva moderada, apenas fraca durante a tarde e noite.
No Arquipélago de Fernando de Noronha, deve chover nas primeiras horas da manhã e da noite com intensidade fraca a moderada.
No final da manhã da quinta-feira (13), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu uma intensificação do aviso meteorológico a respeito da possibilidade de chuvas fortes. O aviso alerta sobre a previsão de precipitações que podem ultrapassar os 150 milímetros no Grande Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Fernando de Noronha, podendo se estender para o Agreste. O aviso é válido até esta sexta-feira (14).