Corpos de família vítima de deslizamento de barreira em Jaboatão serão sepultados neste domingo
Cerimônias serão realizadas no Cemitério do Pacheco e custeadas pela Prefeitura de Jaboatão
As vítimas do deslizamento de uma barreira no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, serão enterradas neste domingo (16) no Cemitério do Pacheco, segundo informações obtidas pela TV Jornal. Na noite deste sábado (15), os corpos ainda estavam no Instituto de Medicina Legal (IML) aguardando liberação, portanto o horário do sepultamento ainda não foi definido.
Na manhã deste sábado, o Corpo de Bombeiros localizou os corpos das duas últimas vítimas que estavam soterradas após o deslizamento. Foram encontrados os corpos de Osvaldo Pessoa de Siqueira, 39 anos, e Isabeli Pessoa de Siqueira, 12 anos, filha dele. Segundo as equipes de resgate, ambos morreram abraçados no sofá da sala.
Na quinta-feira (13), o corpo do outro filho, Otávio Pessoa de Siqueira, 16 anos, já havia sido localizado e retirado dos escombros, por volta das 20h30. Na manhã da sexta-feira (14), as equipes de resgate encontraram o corpo de Sílvia Regina da Silva, 36 anos, esposa de Osvaldo.
- Após deslizamento de barreira com morte, Prefeitura de Jaboatão afirma que avaliará situação "de forma minuciosa"
- Em meio às chuvas Pernambuco registra mortes, desabrigados e desalojados após 39 deslizamentos
- Com continuidade das chuvas, mais deslizamentos são registrados nesta sexta-feira (14) no Grande Recife
A Prefeitura de Jaboatão informou que vai custear o sepultamento dos quatro mortos na tragédia, e que está prestando toda assistência necessária à família. Em suas redes sociais, o prefeito Anderson Ferreira (PL) publicou um vídeo em que lamenta as mortes e diz que a gestão municipal tem investido em ações de prevenção e infraestrutura na cidade, justamente para evitar que incidentes como o de Cavaleiro ocorram.
"Mesmo sabendo que fizemos o maior trabalho de infraestrutura e de obras de prevenção, um trabalho dedicado, com toda a nossa equipe, nós sofremos juntos e lamentamos essa tragédia", declarou Anderson.
Através de nota, a prefeitura disse que Jaboatão registrou o maior volume de chuva da Região Metropolitana nos últimos dias, com mais de 200 milímetros em 24 horas. Por conta disso, a administração diz que adotou uma série de medidas para ajudar famílias que de alguma maneira foram afetadas pela precipitação.
Entre as ações divulgadas pelo Executivo municipal estão a construção, em caráter de urgência, de um muro de construção a barreira onde ocorreu o acidente e a transferência dos moradores dos 12 imóveis que precisaram ser interditados no local para residências de familiares.
"Todos já receberam alimentação, colchões, roupas, material de limpeza e higiene. As famílias foram cadastradas para receber o auxílio moradia, até que possam retornar às suas casas com segurança. A mesma assistência está sendo dada às famílias identificadas pela Defesa Civil do município, que ficaram desalojadas e estão abrigadas em residências de familiares ou pessoas conhecidas", detalhou a prefeitura.
Cinco abrigos para acolher as 28 famílias que ficaram desabrigadas no município também foram montadas pela gestão, que alega também estar fornecendo assistência social e de saúde para o grupo.