RESTRIÇÕES

Governo de Pernambuco só irá detalhar lista de atividades permitidas no Grande Recife e Zona da Mata nesta terça-feira (25)

Novas restrições foram anunciadas pelo governo do Estado na noite desta segunda-feira (24)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 24/05/2021 às 20:17 | Atualizado em 24/05/2021 às 20:20
Notícia
X

O Governo de Pernambuco informou que irá divulgar nesta terça-feira (25) a lista completa com o que estará permitido na Macrorregião 1, que engloba a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, a partir da próxima quarta-feira (26). Novas restrições foram anunciadas pela gestão estadual na noite desta segunda (24) por causa do aumento do número de casos do novo coronavírus. 

As medidas se estenderão até o dia 6 de junho e serão válidas nos finais de semana. De segunda a sexta-feira continuará em vigor o esquema atual, com funcionamento do comércio das 10h às 20h.

No último dia 20 de maio, o Governo de Pernambuco já havia prorrogado as medidas restritivas atuais até o próximo dia 6. No entanto, nos finais de semana o comércio em geral estava autorizado a funcionar em horário reduzido, das 9h às 17h ou das 10h às 18h. Segundo as novas restrições, apenas atividades como padarias, supermercados, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias estarão autorizadas nos sábados, domingos e feriados Um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara ampliou a lista dos serviços considerados essenciais durante a pandemia. 

Além disso, a partir da próxima quarta-feira até o dia 6 de junho, os 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V, que têm como cidades polo Caruaru e Limoeiro, respectivamente, no Agreste, e mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.

Já nas macrorregiões III e IV (ambas no Sertão do Estado), permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta-feira, e até 18h nos fins de semana. De acordo com o governador Paulo Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela covid-19 no Agreste do Estado resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas. "A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva", explicou.

"Todas essas medidas têm como objetivo impedir mais mortes e sofrimento para a nossa população. Sabemos que após mais de um ano de luta contra esse vírus estamos cansados de restrições. Infelizmente, precisamos de mais esse período de menor circulação de pessoas para interromper a aceleração da doença e diminuir a pressão sobre nosso sistema de saúde", disse o governador. 

Cidades

*As 12 cidades da Geres II que entrarão em quarentena rígida: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.

*Cidades da V Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

*Cidades da IV Geres: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Tags

Autor