QUARENTENA

Pernambuco tem reforço de 5.089 postos de trabalho na segurança durante período mais restritivo

As restrições entraram em vigor nesta quarta-feira (26)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 26/05/2021 às 20:53 | Atualizado em 26/05/2021 às 20:58
Notícia
X

Durante o período mais restritivo na Região Metropolitana do Recife, cidades da Zona da Mata e Agreste, que teve início nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 6 de junho, Pernambuco terá um reforço de 5.089 postos de trabalho, que envolve policiais civis e militares, bombeiros, além de servidores da Secretaria de Defesa Social e da Corregedoria Geral da SDS. O investimento será de R$ R$ 1.064.900,00.

Dos 5.089 reforços em jornada extra, 3.224 são policiais militares, 1.095 são bombeiros militares, 692 são policiais civis, 56 da Corregedoria Geral da SDS e 22 são da SDS atuando no Comando e Controle Regional (CICCR).

DIVULGAÇÃO/SDS-PE
A operação contará com policiais civis e militares, bombeiros, e servidores da Secretaria de Defesa Social e da Corregedoria Geral da SDS - DIVULGAÇÃO/SDS-PE

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, o Centro de Comando e Controle em Caruaru iniciou a coordenação das fiscalizações nos municípios do Agreste nesta quarta-feira (26) e, a partir de sexta-feira (28) à noite, o Centro Integrado de Comando e Controle do Recife irá coordenar as ações na Região Metropolitana e Zona da Mata.

"As operativas da SDS, guardas municipais, vigilâncias sanitárias, diretorias municipais de controle urbano e o Procon, assim como outros órgãos, estarão novamente nessa parceria. Um trabalho integrado que busca implementar essas medidas de restrição relacionadas às atividades sociais e econômicas, em mais um esforço neste momento bastante difícil pelo qual o Estado passa com relação à Covid", explicou Antônio de Pádua. 

O secretário ressaltou que quem registrar o desrespeito às medidas (aglomerações, festas clandestinas, funcionamento irregular de estabelecimentos, entre outros) pode denunciar por meio do telefone 190. A ligação é gratuita, e o serviço funciona 24h por dia.

"Nós já recebemos, desde o início das fiscalizações no ano passado, mais de 160 mil denúncias de pessoas em descumprimento das medidas sanitárias, especialmente de aglomerações. Também já foram mais de 1.800 pessoas conduzidas às delegacias. Nosso papel, inicialmente, é orientar, mas se o cidadão descumprir a medida sanitária ele pode, sim, ser conduzido à delegacia e autuado pelo artigo 268 do Código Penal por infração da medida sanitária", a pena varia de um mês a um ano de reclusão além de multa", disse.

Antônio de Pádua afirmou que, "sem o apoio da população, esse trabalho não será suficiente". "Estaremos nas ruas para orientar e esclarecer, porém precisamos da adesão das pessoas às medidas, que visam a preservar a saúde de todos nós", reforçou. 

 

 

Tags

Autor