IMUNIZAÇÃO

UFPE apresenta estratégias para criação de vacina contra covid-19 durante reunião com secretários de Pernambuco

O encontro contou com a presença dos secretários André Longo (Saúde) e Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 27/05/2021 às 23:09
Notícia
X

Durante uma reunião realizada com os secretários de Saúde, André Longo, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, o reitor Alfredo Gomes, e o vice-reitor Moacyr Ramos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentaram estratégias para criação de vacina contra o novo coronavírus. O encontro, que aconteceu na última terça-feira (25), também contou com a presença de pesquisadores da instituição de ensino.

O professor Antônio Carlos de Freitas, coordenador do Laboratório de Estudos Moleculares e Terapia Experimental (Lemte), explicou sobre o estudo do uso de leveduras como elemento de transporte das vacinas de DNA ou RNA contendo o antígeno, o que potencializaria a resposta imunológica do organismo.

Além disso, uma outra estratégia seria a alteração da estrutura da levedura, de forma a associar um pedaço da estrutura genômica da Sars-CoV-2 na parede da levedura.

"A produção de uma vacina no contexto que temos atualmente é fundamental para o enfrentamento à Covid-19, mas também para preparar o estado, por meio de sua plataforma de trabalho e pesquisa, para o enfrentamento de outras doenças e situações", comentou o reitor da UFPE.

No encontro, o coordenador do Laboratório de Estudos Moleculares e Terapia Experimental também apresentou a verba necessária para que o estudo evolua, incluindo a aquisição de equipamentos, bolsas de estudo e o avanço para a fase de testes pré-clínicos e clínicos.

"A ideia é que a gente possa dar um salto de qualidade do ponto de vista de evolução das capacidades que a Universidade tem de desenvolvimento. Então, a possibilidade que nós temos hoje nos permite pensar em uma estrutura que pode atender a Covid, mas, mais do que isso, ela vai ser uma estrutura que vai ser benéfica para o povo pernambucano do ponto de vista das outras doenças que ele é acometido, a exemplo da chicungunha, que teve um aumento de 191% no número de casos", afirmou Antônio Carlos de Freitas.

De acordo com André Longo, a SES, juntamente com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, irá buscar meios para fomentar a pesquisa.

"Ela (a pesquisa) tem um futuro interessante no desenvolvimento de plataformas que podem resultar em vacinas para atender a população. Foi uma grata surpresa saber que a gente já tem uma estrutura montada e uma plataforma muito bem pensada que podem resultar numa vacina pernambucana", disse.

Pesquisadores da UFPE identificam carga genética do novo coronavírus inativo em esgotos sanitários do Recife

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) identificou carga genética do novo coronavírus inativo no esgoto sanitário do Recife. As amostras foram coletadas entre maio e agosto de 2020. Saiba mais. 

Tags

Autor