PANDEMIA

Com novas medidas de contenção da covid-19, entrada na Ilha de Itamaracá fica restrita até 6 de junho

O decreto foi publicado pela gestão do município

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 28/05/2021 às 11:13 | Atualizado em 28/05/2021 às 11:22
Notícia
X

Até o dia 6 de junho, a entrada de turistas ou qualquer outro grupo de pessoas em veículos como furgões, vans, ônibus ou kombis com placas de outros municípios e assemelhados está proibida na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco.

LEIA MAIS:

>> Saiba o que pode e o que não pode no fim de semana no Grande Recife e Zona da Mata durante período de maiores restrições

>> Pernambuco suspende vaquejadas e feiras agropecuárias por causa de restrições mais rígidas para conter covid-19

>> Quarentena rígida começa no Agreste de Pernambuco com restrições e fiscalização

O acesso à cidade, por enquanto, fica restrito apenas a moradores, trabalhadores e quem possui residência no município, mediante comprovação na barreira sanitária. 

Fim de semana de restrições

Apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas cidades da Zona da Mata. As novas regras começam a valer a partir deste sábado (29).

Entre atividades liberadas, segundo um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, estão padarias, supermercados, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias. Os restaurantes, por sua vez, só poderão disponibilizar a opção de pedidos de comida por meio de aplicativos e de delivery. Ainda segundo a administração estadual, o acesso às praias será proibido aos sábados e domingos. O comércio de praia continua proibido aos finais de semana. O uso de som na praia está proibido em todos os dias da semana.

A RMR e a Zona da Mata, vale frisar, abrangem todos os municípios litorâneos de Pernambuco. 

As restrições entraram em vigor na última quarta-feira (26) para cidades do Agreste, que estão sob quarentena rígida para frear os números da doença e desafogar as unidades de saúde. Inicialmente, as medidas seguem válidas até o dia 6 de junho.

O que pode e o que não pode

ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

Praias e calçadões

Segundo o decreto, praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões, não poderão funcionar nos sábados, domingos e feriados, no Grande Recife e Zona da Mata. Será permitido, entretanto, praticar atividades físicas individuais na areia e o banho de mar, sem promover aglomerações.

Parques e ciclofaixas

Equipamentos como parques e ciclofaixas destinadas a atividades de lazer ou recreativas não poderão funcionar durante todos os dias no Agreste. Já no Grande Recife e Zona da Mata, a proibição restringe-se aos sábados, domingos e feriados. As ciclovias, como a da Avenida Boa Viagem, ou ciclofaixas permanentes estão permitidas normalmente.

Igrejas e tempos religiosos

Igrejas e templos religiosos do Agreste de Pernambuco podem ficar abertos, nos finais de semana inclusive, apenas para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações religiosas apenas de forma virtual, sem público. No Grande Recife e Zona da Mata, o funcionamento segue liberado de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h. Nos sábados e domingos, o locais de culto na RMR e Zona da Mata não podem receber público.

Nas cidades do Sertão do Estado, as regras para funcionamento nos dias de semana são as mesmas do Grande Recife. Nos finais de semana, as igrejas e templos sertanejos podem funcionar das 5h às 18h.

 

Tags

Autor