POLÍCIA MILITAR

"PM continuará garantindo segurança e cidadania do povo pernambucano", diz novo comandante da corporação em Pernambuco

Coronel José Roberto de Santana, foi recebido na manhã desta quarta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 02/06/2021 às 12:39 | Atualizado em 02/06/2021 às 13:13
Notícia
X

O novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana, foi recebido na manhã desta quarta-feira (2) no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara (PSB). Ele substitui o coronel Vanildo Maranhão, que entregou o cargo na última terça-feira (1º), três dias após violenta ação policial em protesto contra o governo Bolsonaro no sábado (29), no Recife. 

Na ocasião, o novo comandante afirmou que serão dias de muito trabalho, e, com o apoio da corporação, dos oficiais e dos praças, o desafio será cumprido. “Juntos, faremos com que o Pacto Pela Vida alcance todas as metas e objetivos. A instituição Polícia Militar continuará garantindo a segurança e a cidadania do povo pernambucano”, disse o coronel José Roberto.

Por nota, o Governo do Estado afirmou que, no encontro, "foram pactuadas ações necessárias, tanto no âmbito do Pacto Pela Vida, como para a continuidade das investigações dos fatos ocorridos durante a manifestação do último sábado". A repressão contra o ato contou com disparo de balas de borracha e spray de pimenta. Duas pessoas, que não participavam da manifestação, perderam a visão de um dos olhos.

Em anúncio, o governador Paulo Câmara expôs que a "Polícia Militar vai continuar cumprindo o seu papel, protegendo o cidadão e atuando firmemente contra a criminalidade, mas, acima de tudo, respeitando as ações democráticas". Segundo ele, "o coronel José Roberto tem grande experiência e já atua há muitos anos na corporação. Ele sabe o que tem que ser feito para que Pernambuco possa avançar, fazendo com que a cultura da paz predomine no nosso Estado”.

Por sua vez, o secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua, reiterou que o novo comandante é um grande conhecedor do Pacto Pela Vida e vem trabalhando nos últimos anos com muita dedicação à redução dos números da criminalidade no Estado. “Além de oficial, o comandante também tem experiência anterior em planejamento e estratégia”, finalizou Pádua. O secretário estadual da Casa Civil, José Neto, também participou da reunião.

PERFIL

O coronel José Roberto de Santana vinha exercendo a função de diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar, tendo como responsabilidade coordenar as quatro diretorias operacionais da corporação (DIM, DIRESP, DINTER I e DINTER II), correspondentes a um total de 51 unidades operacionais, entre batalhões e companhias independentes, de área e especializadas. Ele tem 31 anos de efetivo serviço à Polícia Militar, tendo sido declarado aspirante a oficial PM em 1992, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho. Possui os seguintes cursos na área de Segurança Pública: Especialização em Gestão Governamental, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

O coronel foi chefe da Unidade de Segurança do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, no período de 2001 a 2004; foi ajudante de Ordem do governador de Pernambuco no período de 2005 a 2006; e foi assistente do Comando Geral da PMPE, no período de 2011 a 2017. Possui ainda 14 condecorações de mérito.

Tags

Autor