RELIGIÃO

Católicos celebram Corpus Christi na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife

Nesta data, os fiéis comemoram a Eucaristia, sacramento que representa a Última Ceia celebrada por Jesus

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda, Ana Maria Miranda

Publicado em 03/06/2021 às 17:14 | Atualizado em 03/06/2021 às 17:42
Notícia
X

Com informações da repórter Wandryelly Araújo, da Rádio Jornal

Comemorado nesta quinta-feira (3), o Corpus Christi é de extrema importância para a Igreja Católica. O termo, em tradução literal, significa 'corpo de Cristo', e, nesta data, os fiéis celebram a Eucaristia, sacramento que representa a Última Ceia celebrada por Jesus. Na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, devotos estiveram presentes para acompanhar as missas, com restrições por conta da pandemia de covid-19. 

 

A basílica está com capacidade limitada por causa da pandemia do novo coronavírus. Os bancos estão demarcados para manter o distanciamento social e o uso da máscara é obrigatório. Quem não esteve de forma presencial, conseguiu acompanhar pela internet. Para muitos fiéis, estar presente no dia de Corpus Christi é indispensável. "Jamais a gente perde a celebração, de jeito nenhum. É graça, é bênção. O que a gente pede, a gente alcança. E mesmo com a pandemia, estou aqui toda quinta-feira. Sou devota. Essa data de Corpus Christi representa tudo. Adorei a missa", afirmou a autônoma Tereza Cristina Campos. 

O reitor da basílica de Nossa Senhora do Carmo explicou a importância da data. "O dia de hoje a Igreja Católica celebra com muita solenidade, com muita festa, porque celebramos o corpo e o sangue de Cristo, que é o alimento salutar da nossa fé. Cristo, na Santa Ceia, antecipa a sua crucificação quando ele se doa. 'Isto é meu corpo que será entregue por vos. Isto é meu sangue que será derramado por vos'. Então, para a Igreja Católica não representa, mas é. É o corpo e o sangue de Cristo. E essa festa é celebrada desde o século 13, quando um padre, sem fé, estava celebrando uma missa e, de repente, o pão e o vinho se transforma em corpo e sangue. Em carne e sangue. Então, até hoje celebramos essa festa com muito entusiasmo", disse. 

Ao longo do dia, várias missas foram celebradas. A primeira teve início às 7h, em seguida houve uma às 9h, 12h, e 15h.

O que significa Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi é comemorado nesta quinta-feira (3), mas você sabe o significado da data? O nome vem do latim e significa, em tradução literal, "corpo de Cristo". Também pode ser denominado "Corpus Domini", ou "corpo do Senhor".

Portanto, a Igreja Católica comemora a Eucaristia, sacramento que representa a Última Ceia celebrada por Jesus. Os católicos creem que nesse momento especial, Cristo deu graças a Deus e se entregou à humanidade por amor.

Ainda de acordo com a tradição, na Ceia Eucarística, Jesus transformou o pão em seu corpo e o vinho em seu sangue.

A data foi oficializada no papado de Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi em 8 de setembro de 1264. A festa religiosa chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses.

A tradição da igreja conta que o papa soube da história de uma freira, Juliana de Cornillon, que tinha visões. As visões indicavam que ela deveria trabalhar para que os fiéis adorassem a eucaristia em uma festa. A partir daí, o pontífice decidiu incorporar o Corpus Christi no calendário católico.

Dia de Corpus Christi

A data em que o Corpus Christi é celebrado muda a cada ano, de acordo com o período em que a Páscoa acontece, mais precisamente, 60 dias depois. O Domingo de Pentecostes ocorre 50 dias após a Páscoa, e o Corpus Christi sempre será comemorado na quinta-feira seguinte.

Comemoração

Além das missas e celebrações religiosas, o Corpus Christi é marcado pela confecção de tapetes. Os materiais utilizados variam, e podem ser pó de serra, sal, borra de café, entre outros. Em alguns países, também são utilizadas flores, por exemplo.

O objetivo dos tapetes é preparar o caminho por onde o sacramento, ou seja, o corpo de Cristo, passará. Na data, é realizada ainda uma procissão, que representa o caminho de Jesus ao Monte das Oliveiras, local em que passou as últimas noites antes da crucificação.

Oração

Confira uma oração para o Dia de Corpus Christi:

"Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!"

Tags

Autor