Tartaruga ameaçada de extinção põe mais de 100 ovos na Praia de Piedade, no Grande Recife
O nascimento dos filhotes é previsto para acontecer entre 45 e 60 dias
Uma tartaruga-oliva pôs mais de 100 ovos na madrugada desta terça-feira (8) na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A espécie está sob ameaça de extinção, segundo critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Por ser um ponto de reprodução de tartarugas das espécies pente, verde, cabeçuda e oliva, a região é monitorada 24h por equipes do Monitoramentos de Animais Marinhos e Silvestres (MOAMAS) de Jaboatão dos Guararapes.
- Mais de 90 Tartarugas-de-pente nascem na Praia de Conceição, em Paulista, no Grande Recife
- Tartaruga-de-pente desova na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes
- Mais de 200 tartarugas marinhas nascem na praia de Piedade, em Jaboatão
- Mais de 50 tartarugas marinhas nascem na praia de Enseada dos Corais, no Cabo
- Cem tartarugas-cabeçudas nascem na praia de Enseada dos Corais, no Cabo
- Mais de 100 filhotes de tartarugas nascem na Praia de Boa Viagem
- Tubarões e tartarugas: o rastreamento que preserva a vida selvagem de Galápagos
No momento da desova, o chefe do MOAMAS, Adriano Artoni, estava na central de monitoramento e foi até a praia fazer a proteção do local. "Temos olheiros que moram na beira da praia e sempre estão passeando, no calçadão, ou na varanda do prédio e enxergam. Viram, me ligaram pelo numero do MOAMAS, saí da secretaria e fui fazer a proteção", contou.
De maio a julho é o período em que as tartarugas-oliva desovam na praia, segundo Adriano. O nascimento dos filhotes é previsto para acontecer de 45 a 60 dias.
O chefe do MOAMAS conta que só neste ano são monitorados 29 ninhos, que devem resultar no nascimento de mais de 2.600 filhotes.