MEIO AMBIENTE

Tartaruga ameaçada de extinção põe mais de 100 ovos na Praia de Piedade, no Grande Recife

O nascimento dos filhotes é previsto para acontecer entre 45 e 60 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 08/06/2021 às 11:51 | Atualizado em 08/06/2021 às 12:13
Notícia
X

Uma tartaruga-oliva pôs mais de 100 ovos na madrugada desta terça-feira (8) na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A espécie está sob ameaça de extinção, segundo critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Por ser um ponto de reprodução de tartarugas das espécies pente, verde, cabeçuda e oliva, a região é monitorada 24h por equipes do Monitoramentos de Animais Marinhos e Silvestres (MOAMAS) de Jaboatão dos Guararapes.

No momento da desova, o chefe do MOAMAS, Adriano Artoni, estava na central de monitoramento e foi até a praia fazer a proteção do local. "Temos olheiros que moram na beira da praia e sempre estão passeando, no calçadão, ou na varanda do prédio e enxergam. Viram, me ligaram pelo numero do MOAMAS, saí da secretaria e fui fazer a proteção", contou.

De maio a julho é o período em que as tartarugas-oliva desovam na praia, segundo Adriano. O nascimento dos filhotes é previsto para acontecer de 45 a 60 dias.

O chefe do MOAMAS conta que só neste ano são monitorados 29 ninhos, que devem resultar no nascimento de mais de 2.600 filhotes.

Tags

Autor