Ossadas expostas e túmulos abertos: população denuncia descaso no Cemitério da Muribeca
Quem vai até o local reclama da situação
com informações do repórter Emerson Pereira, da TV Jornal
Quem frequenta do Cemitério Parque da Paz, mais conhecido como Cemitério da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), denuncia o descaso e abandono do local: túmulos abertos, ossadas expostas e restos de caixões jogados em caçambas. Também é possível encontrar roupas jogadas ao longo do cemitério, que tem cerca de 5.400 covas e gavetas.
- Cemitério de Tiúma, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, tem ossadas expostas e outros sinais de abandono
- Cemitério de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, tem corpos e ossos expostos, denunciam moradores
- Por causa da pandemia, cemitério em Paulista orienta população a evitar presença em velórios
- Com cemitério superlotado, Camaragibe precisa fazer exumações para liberar novos enterros
A situação gera revolta aos que vão até o local para se despedir de um ente querido ou amigo. "Isso é muito errado. Muita falta de respeito com a família e também com a pessoa que está ali para ser enterrada. A situação desse cemitério está precária", relatou a dona de casa Simone Borges.
"É muito triste a gente chegar num cemitério para enterrar um ente querido e o que acontece: ver ossos pelo chão, caixão aberto", pontuou a dona de Casa Cristiane Maria.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Jaboatão dos Guararapes informou que restos mortais são exumados diariamente para a liberação de sepulturas. A pasta disse, ainda, que irá apurar o caso para avaliar o tempo entre a exumação e o recolhimento dos restos mortais.