estado de saúde

Roberta, mulher trans queimada no Recife, terá que amputar braço direito

A mulher, vítima de violência na semana passada, já precisou ter o braço esquerdo amputado

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 30/06/2021 às 13:30 | Atualizado em 30/06/2021 às 15:21
Notícia
X

A transexual Roberta Nascimento Silva, de 32 anos, que teve 40% do corpo incendiado no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, na semana passada, terá que ter o braço direito amputado. A informação foi confirmada pela equipe médica do Hospital da Restauração (HR), no Derby, na Área Central do Recife, onde ela está internada. A mulher já precisou amputar o braço esquerdo no último sábado (26).

Em entrevista concedida à TV Jornal, o médico Marcos Barreto, chefe do setor de tratamento de queimados do HR afirmou que a cirurgia está marcada para ser realizada na tarde desta quarta-feira (30).

"Nós fizemos um trabalho nessa perspectiva de preservar [o braço direito], já que [ela já] tinha perdido o braço esquerdo. Mas vem complicando. Ontem, quando foi feita uma reavaliação, a musculatura está começando a deteriorar. A equipe de cirurgia vascular foi chamada e definiu que terá de ser feita a amputação. Agora, após o meio dia", disse o médico.

>> Como o caso Roberta, trans incendiada viva no Recife, evidencia violência contra comunidade LGBTQIA+

>> Quadro de saúde de Roberta, mulher trans queimada no Recife, evolui bem

O médico ainda voltou a falar que as queimaduras foram de terceiro grau, chegando à musculatura da vítima. A altura da amputação no braço direito ainda será definida pelos médicos.

Em uma tentativa de homicídio supostamente praticada por um adolescente, apreendido na última sexta-feira (25), Roberta viu o próprio corpo pegar fogo. A mulher, que vive em situação de rua, sofreu lesões no tórax, abdômen, mãos e braços, e um procedimento de raspagem. Ainda não se sabe o que motivou a violência.

Como denunciar LGBTfobia

A sociedade em geral e a população LGBTI podem denunciar qualquer ato violador dos seus Direitos pelo CECH, através dos números (81) 3182-7665/ 3182-7607, do e-mail [email protected], ou presencialmente na sede do órgão localizado na Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro. O governo do estado garante sigilo das informações. Já a Prefeitura do Recife disponibiliza plataforma online de denúncias contra LGBTfobia através do link https://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. Vítimas também podem procurar o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Tags

Autor