saúde

Quadro de saúde de Roberta, mulher trans queimada no Recife, evolui bem

Ela segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 29/06/2021 às 10:39 | Atualizado em 29/06/2021 às 10:53
Notícia
X

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife, desde que teve 40% do corpo incendiado enquanto dormia, Roberta Nascimento Silva, transexual de 33 anos, tem apresentado melhoras no estado de saúde. No entanto, ela segue em estado grave.

De acordo com a assessoria do HR, Roberta evolui bem e respira espontaneamente, ou seja, sem a ajuda de aparelhos. Além disso, ela se encontra consciente e deve passar por uma reavaliação na tarde desta terça-feira (29). Ainda segundo a unidade de saúde, é provável que ela tenha alta da UTI ainda hoje.

>> Como o caso Roberta, trans incendiada viva no Recife, evidencia violência contra comunidade LGBTQIA+

Em uma tentativa de homicídio supostamente praticada por um adolescente, apreendido na última sexta-feira (25), Roberta viu o próprio corpo pegar fogo no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. A mulher, que vive em situação de rua, sofreu lesões no tórax, abdômen, mãos e braços, e um procedimento de raspagem. Ainda não se sabe o que motivou a violência.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente foi conduzido ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) para os procedimentos legais. Ainda segundo os agentes, foi registrado o ato infracional por tentativa de homicídio qualificado.

O menor foi autuado em flagrante e, posteriormente, encaminhado à unidade de atendimento inicial (UNIAI) - responsável atendimento provisório de adolescentes. A polícia ainda investiga as circunstâncias do crime.

Como denunciar LGBTfobia

A sociedade em geral e a população LGBTI podem denunciar qualquer ato violador dos seus Direitos pelo CECH, através dos números (81) 3182-7665/ 3182-7607, do e-mail [email protected], ou presencialmente na sede do órgão localizado na Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro. O governo do estado garante sigilo das informações. Já a Prefeitura do Recife disponibiliza plataforma online de denúncias contra LGBTfobia através do link https://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. Vítimas também podem procurar o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Tags

Autor