OBRA

Com nova orla em Jaboatão, Grande Recife terá calçadão de Barra de Jangada ao Pina

O projeto será apresentado na manhã desta quinta-feira (1º) pela Prefeitura de Jaboatão

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Douglas Hacknen

Publicado em 30/06/2021 às 21:15 | Atualizado em 28/01/2022 às 13:48
Notícia
X

A Região Metropolitana do Recife (RMR) deve contar com uma orla interligada, indo do bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, ao Pina, na Zona Sul da capital pernambucana. O projeto será apresentado na manhã desta quinta-feira (1º) pela Prefeitura de Jaboatão. A medida prevê a requalificação da orla da cidade e a construção de um calçadão, que terá dois quilômetros de extensão, em Piedade.

Ao todo, serão três etapas. A primeira fase vai ser iniciada na Capela de Nossa Senhora da Piedade, próximo ao "Posto 10" de observação do Corpo de Bombeiros, e finalizada ainda em 2021. Obra deve ser finalizada na junção com o calçadão de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

Problemas na orla da cidade

A orla de Jaboatão enfrenta problemas de degradação e falta de manutenção. Em 5 de junho a reportagem do JC  visitou a praia de Barra de Jangada e constatou invasões e construções irregulares no local. Ao percorrer a beira-mar, não é difícil encontrar pontos murados que bloqueiam a visão da faixa de areia.

Em janeiro de 2020, uma pista em um trecho próximo à ilha começou a ser aberta na praia. Ela cortaria uma área de desova de tartarugas marinhas, fator que por si só deveria proibir a construção. A obra era realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que, à época, explicou que se tratava de um prolongamento da Avenida Bernardo Vieira de Melo. Após a polêmica, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) deferiu uma medida cautelar que determinou a suspensão da construção.

 

Tags

Autor