Caem os óbitos de idosos por covid-19 no Recife; volta às aulas na rede municipal; Dias liberado. Comece o dia bem informado
Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quinta-feira (08)
Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Recife tem queda no número de mortes de idosos por covid-19
O número de óbitos por covid-19 entre os maiores de 70 anos diminuiu cerca de 58% no Recife em relação ao total de óbitos desde o início do ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Saúde do Recife e mostram a relevância da vacinação no enfrentamento da pandemia.
Leia mais:
Recife tem queda no número de mortes de idosos por covid-19
Cidades de Pernambuco começam a vacinar novos grupos contra covid-19
Começa a valer suspensão por 60 dias para quem quiser escolher vacina contra covid-19 no Recife
Segundo a Secretaria de Saúde, na Semana Epidemiológica (SE) 1, em janeiro, o número de pessoas nessa faixa etária que morria de covid-19 representava 66,7% do total de óbitos registrados. Na Semana Epidemiológica 20, até o dia 22 de maio, essa mesma proporção caiu para 27,8%, ou seja, uma queda de 58,3%. Houve queda também dos números absolutos de óbitos. Na SE 1, em janeiro, por exemplo, ocorreram 38 mortes de pessoas maiores de 70 anos, enquanto 15 pessoas tiveram a morte confirmada para covid, na SE 20.
Quando as aulas presenciais voltarão nas redes municipais do Grande Recife?
Apesar de o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais estar autorizado pelo governo de Pernambuco desde o final de abril, a maioria das redes municipais ainda não reabriu as unidades de ensino, fechadas há um ano e quatro meses, desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. Na Região Metropolitana do Recife, nenhuma das 14 cidades ministrou atividade presencial no primeiro semestre letivo de 2021. Para o segundo semestre, a capital pernambucana será a primeira a receber alunos e professores nos colégios, a partir do próximo dia 22 de julho. Em agosto, será a vez de São Lourenço da Mata. O restante dos municípios do Grande Recife planeja a retomada em setembro ou outubro.
Após ser preso na CPI da Covid, Roberto Dias paga fiança e é liberado
Levado para as dependências da Polícia Legislativa, no Senado, após ser preso na CPI da Covid nesta quarta-feira (7), o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias pagou fiança de R$ 1.100 e foi liberado no fim da noite. Ele permaneceu no local por aproximadamente cinco horas.
Leia mais:
O que acontece agora com Roberto Dias, que recebeu voz de prisão na CPI da Covid? Entenda
Após ser preso na CPI da Covid, Roberto Dias paga fiança e é liberado
Aziz: Ao longo de depoimento de Roberto Dias, foram verificadas diversas contradições
Vídeo: Veja o momento em que presidente da CPI da Covid dá voz de prisão a Roberto Dias
Saiba quem é Roberto Ferreira Dias, preso em sessão da CPI da Covid
Dias saiu por volta das 23h10, acompanhado de sua advogada, em um carro preto. Nas dependências da Polícia Legislativa, ele prestou depoimento sobre as declarações supostamente falsas que fez durante seu depoimento à CPI. O relatório foi enviado ao Ministério Público.
O ex-diretor foi preso sob acusação de mentir à CPI da Covid. O artigo 342 do Código Penal define como crime "fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral".