GRANDE RECIFE

Ataque de tubarão em Pernambuco: vítima não estava no fundo e entrou no mar apenas para tirar areia do corpo, dizem bombeiros

Incidente aconteceu na tarde deste sábado (10) na Praia de Piedade, na altura da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 10/07/2021 às 15:58 | Atualizado em 10/07/2021 às 22:43
Notícia
X

O capitão do Corpo de Bombeiros Joel Fernandes detalhou como se deu o ataque a um banhista identificado como Marcelo Costa Santos, 51 anos, que foi mordido por um tubarão na tarde deste sábado (10) na Praia de Piedade, na altura da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Segundo ele, que participou pessoalmente do salvamento, a vítima jogava futebol com colegas de trabalho e teria entrado no mar apenas para retirar a areia do corpo quando o incidente aconteceu.

>>> Pernambuco ultrapassa os 66 incidentes com tubarões; relembre onde mais ocorreram casos 

"Eles estavam em uma confraternização, jogando futebol, e, depois, ele, sozinho, entrou [no mar] para tirar a areia do corpo e ficou com a água abaixo da linha da cintura, não estava no fundo. Quando foi mordido, ele mesmo gritou informando que estava sofrendo um ataque de tubarão. Foi quando os salva-vidas do posto 10 desceram, o retiraram da água e fizeram um primeiro atendimento", relatou.

O caso aconteceu por volta das 13h50, nas proximidades do posto 4 da corporação. O homem, um auxiliar de serviços gerais, chegou a ser levado até o Hospital da Restauração (HR) no Derby, Centro da capital pernambucana, mas não resistiu aos ferimentos. O tubarão chegou a amputar a mão direita da vítima e a causar um ferimento profundo em sua na coxa direita. Ao chegar no hospital, a vítima teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e falecido.

Bobby Fabisak/JC Imagem
Ataque de tubarão na praia de Piedade 10.07.2021 - Bobby Fabisak/JC Imagem

"Como [o tubarão] pegou na parte posterior da coxa, foi feita a contenção da hemorragia com atadura e gaze. Ele foi retirado do mar e entregue no HR com vida. Saiu [da praia] com saturação 88, mas chegou lá (no HR) com saturação 75, e não resistiu", narrou o capitão sobre o salvamento.

>>> As imagens do ataque de tubarão na praia de Piedade

Incidentes com tubarões em Pernambuco

O Estado não registrava novos ataques de tubarão desde 2019. Mesmo assim, na última semana, o JC publicou uma reportagem alertando sobre o "perigo constante" dos tubarões em Pernambuco. A Igrejinha de Piedade é o ponto considerado mais crítico de Pernambuco: de um total de 66 ataques oficialmente computados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) do Estado, 12 aconteceram no local. Ainda há dois incidentes em Fernando de Noronha em análise pelo órgão.

Bobby Fabisak/JC Imagem
Ataque de tubarão na praia de Piedade 10.07.2021 - Bobby Fabisak/JC Imagem

De 1992 até 2019, foram registrados 62 ataques na área do 'continente', sendo 27 no Recife, 23 em Jaboatão dos Guararapes, seis no Cabo de Santo Agostinho, quatro em Olinda, um em Paulista e outro em Goiana. Em Fernando de Noronha, quatro pessoas foram vítimas dos tubarões.

Desse total, 25 vítimas não resistiram aos ferimentos, e 41 sobreviveram - muitas sofreram amputações. Os pontos onde mais foram registrados incidentes no continente foram na Igreja de Piedade (19,35%), na Praia de Piedade, e no Acaiaca (11,29%), na Praia de Boa Viagem. Em Fernando de Noronha, cada um dos quatro ataques aconteceu em localidades diferentes.

Igrejinha de Piedade

Segundo a especialista em tubarões, oceanóloga e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Rosângela Lessa, existe uma "situação favorável" que explica a recorrência de ataques na região da igrejinha de Piedade.

"Ali há uma abertura nos arrecifes que faz com que as águas do raso e das áreas mais fundas se relacionem. Então, se o tubarão tiver por ali, vai ter acesso às áreas mais rasas". Além disso, há também o fato de haver uma aprofundação da costa no local.

Tags

Autor