Enem 2021

Estão abertas inscrições de pré-vestibular gratuito para quem vai fazer o Enem 2021

O pré-vestibular Laudelina de Campos Melo oferece serviço gratuito de acompanhamento de estudantes, cine-debates, rodas de diálogo e até acompanhamento psicológico

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 19/07/2021 às 13:28 | Atualizado em 19/07/2021 às 14:13
Notícia
X

Estão abertas as inscrições para o pré-vestibular comunitário Laudelina de Campos Melo para estudantes em situação de vulnerabilidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021.

O exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4.004.764 pessoas se inscreveram para as edições impressa e digital do Enem. Esta segunda-feira (19) é o último dia para o pagamento da taxa de inscrição. 

Os interessados não precisam passar por nenhum processo seletivo. Porém, os estudantes de baixa renda, negros, indígenas, pessoas trans e travestis têm prioridade na seleção.

O pré-vestibular oferece serviço gratuito de acompanhamento de estudantes, cine-debates, rodas de diálogo e até acompanhamento psicológico. Por conta da pandemia da covid-19, todos serão oferecidos de forma remota. 

Os estudante são acompanhados por meio de mentorias individuais e humanizadas, em que um mentor é responsável por três a cinco estudantes. Os mentores são voluntários de diversas áreas de conhecimento. 

Os cine-debates e rodas de diálogo são realizados semanalmente sobre pautas sociais relacionadas aos temas abordados no Enem. 

As inscrições podem ser feitas através deste formulário.

História

O pré-vestibular comunitário Laudelina de Campos Melo é formado por um coletivo de educadores voluntários que começou em 2019 oferecendo aulas gratuitas no Alto José Bonifácio e depois na Ilha do Tiro, ambos na Zona Norte do Recife. 

Ana Beatriz Queiroz/Divulgação
Pré-vestibular Laudelina Campos de Melo - Ana Beatriz Queiroz/Divulgação

Laudelina de Campos Melo foi a fundadora do primeiro sindicato de empregadas domésticas do Brasil, em 1936. Sua atuação foi pautada na defesa dos direitos das mulheres, contra o racismo e a exploração da classe trabalhadora. 

Tags

Autor