Julgamento

Autores da tentativa de homicídio contra policiais e jornalista Alexandre Farias são condenados; veja as penas

O crime ocorreu em 16 de setembro de 2017, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, em meio a uma troca de tiros entre policiais e os criminosos

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 23/07/2021 às 9:10 | Atualizado em 23/07/2021 às 13:22
Notícia
X

Atualizada às 13h21

Quatro autores da tentativa de homicídio contra o jornalista Alexandre Farias, de um grupo de policias e outro de socorristas do Samu foram a júri popular nessa quarta-feira (23) na Vara do Tribunal do Júri de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os crimes ocorreram em 16 de setembro de 2017 em Caruaru em meio a uma troca de tiros entre policiais e os criminosos.

O julgamento da quarta (21) diz respeito à tentativa de homicídio contra os policiais (processo nº 0005655-27.2017.8.17.0480). Essa ação penal tem seis réus acusados pelos crimes de oito tentativas de homicídio, associação criminosa, resistência e posse e porte de arma de fogo. 

O resultado do julgamento saiu na madrugada da quinta-feira (22). Vitor Luiz Bezerra da Silva foi condenado a oito anos e dois meses de reclusão; Jeferson Santos da Silva a 11 anos 3 meses e 12 dias de reclusão; Vagner Santos Figueiredo a 14 anos e 2 meses de reclusão e José Raniere de Oliveira Simão a 14 anos e 2 meses de reclusão.

Esses quatro réus são os mesmos do processo da tentativa de homicídio contra Alexandre Farias, que foi desmembrado. Os outros dois réus julgados na quarta (22), Ierica Alves Do Nascimento e Pedro Guilherme Da Silva Filho, não responderam pelas tentativas de homicídio. Eles foram absolvidos de todas as acusações. 

Ainda não há data para o julgamento da tentativa de homicídio contra o jornalista, que terá outro júri. Trata-se do processo nº 0007809-18.2017.8.17.0480

"O referido julgamento ainda não foi designado, porque ainda não chegou nesta fase processual. No dia 21 de agosto de 2020, a Vara do Tribunal do Júri de Caruaru proferiu sentença de pronúncia, determinando que o caso irá a júri popular e esse foi a última decisão judicial nos autos", informa o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por meio de nota. 


Crime

Após terem roubado pertences e um veículo de uma residência no bairro de Indianópolis, os criminosos fugiram e foram perseguidos por policiais. Alexandre, que estava dentro de um carro a caminho de casa depois de um dia de trabalho na TV Asa Branca, afiliada da TV Globo, foi vítima de uma bala perdida na cabeça no bairro do Alto do Moura.

Em meio à fuga, socorristas do Samu que faziam o atendimento de uma ocorrência também foram atropelados. Alexandre ficou por oito meses no hospital e precisou fazer uma cirurgia de reconstrução craniana, chamada cranioplastia. Ele está aposentado por invalidez. 

Em meio à fuga, socorristas do Samu que faziam o atendimento de uma ocorrência também foram atropelados. Alexandre ficou por oito meses no hospital e precisou fazer uma cirurgia de reconstrução craniana, chamada cranioplastia. Ele está aposentado por invalidez.

Os acusados eram foragidos Penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Eles foram capturados pelos crimes cometidos em Pernambuco no dia 18 de setembro de 2017 no sítio Xique Xique, zona rural do município. 

Tags

Autor