CORONAVÍRUS

Anvisa informa a Pernambuco sobre novos casos de covid-19 em navio

Cinco filipinos do navio cargueiro Bow Clipper testaram positivo. A embarcação está em área de fundeio, uma área em alto-mar

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Lira

Publicado em 28/07/2021 às 23:32 | Atualizado em 29/07/2021 às 1:22
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi comunicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito de casos de covid-19 no navio cargueiro Bow Clipper, que está cumprindo quarentena em área de fundeio, local em alto-mar, nas proximidades do Porto de Suape. As informações estão no boletim epidemiológico desta quarta-feira (28).

Dos 33 tripulantes, de origem filipina, cinco, todos do sexo masculino, foram infectados. Eles têm entre 23 e 49 anos, estão assintomáticos e isolados no navio.

"Os tripulantes, testados como protocolo de rotina, fizeram a coleta na sexta (23) e a análise foi realizada por um laboratório privado. Das amostras positivas, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) conseguiu o resgate de três, retestando todas na última terça (27), obtendo resultado negativo para a covid-19 em todas as três", informou a SES-PE no boletim.

A orientação da Anvisa é de que a embarcação continue cumprindo quarentena na área. A liberação da tripulação irá acontecer após o cumprimento de 14 dias de isolamento, a partir da confirmação dos casos, ou apresentando teste RT-PCR não detectável em coleta realizada a partir do 10º dia da quarentena.

Navio Shoveler

Em um mês, este é o segundo navio a ficar parado em Pernambuco após tripulantes testarem positivo para o novo coronavírus. No dia 30 de junho, o navio cargueiro Shoveler, de Chipre, foi retido com 19 tripulantes, após nove casos positivos de covid-19, sendo ao menos três da variante Delta. Um dos tripulantes morreu.

No boletim desta quarta, o governo de Pernambuco também informou que o último tripulante do Shoveler que estava em enfermaria de uma unidade privada do Recife recebeu alta nessa terça-feira. Não há mais nenhum tripulante da embarcação hospitalizado.

Menor taxa móvel de casos 

Nesta quarta-feira (28), a média móvel de casos de covid-19 em Pernambuco ficou em 888 - a menor desde 29 de novembro de 2020, quando esteve em 873. Além disso, ainda apresentou queda de 44% quando comparada com a de 14 dias atrás.

 


Tags

Autor