Pandemia

Olinda anuncia fiscalização em feiras e mercados neste domingo (1º)

Operação integrada da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Policia Militar também estará nas praias e Alto da Sé. Na noite de ontem (31) reportagem do JC havia observado desrespeito aos protocolos em algumas áreas da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 01/08/2021 às 9:31 | Atualizado em 01/08/2021 às 9:40
Notícia
X

A prefeitura de Olinda anunciou que as feiras e mercados da cidade receberão a visita da Operação Integrada Conscientização Pela Vida neste domingo (1°) com o objetivo de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual que estabelece os protocolos necessários para as atividades econômicas. A operação vai acontecer em dois horários: 9h às 12h e 14h às 20h. Durante a noite, o foco da fiscalização será o Alto da Sé, no Sítio Histórico.

Na noite deste sábado (31), a reportagem do JC circulou por bares do Recife e Olinda para verificar a movimentação após a flexibilização autorizada pelo governo do estado. A reportagem constatou aglomeração e pessoas sem máscaras circulando pela rua Prudente de Morais e o não cumprimento do distanciamento obrigatório entre as mesas em alguns estabelecimentos do Alto da Sé. 

DENÚNCIAS

O secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Pereira Neto, esclareceu que as autoridades estão acompanhando o cumprimento das normas, mas que desrespeito podem acontecer. "A fiscalização é itinerante e feita de forma conjunta com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Eventualmente, poderá acontecer de em algum estabelecimento após a passagem da fiscalização as pessoas passarem a descumprir algum protocolo sanitário ou mesmo a questão do distanciamento social e higienização".

Coronel Pereira Neto informou ainda que a população pode denunciar possíveis situações de desrespeito aos protocolos de higiene e segurança. "Existem três canais para denúncias. A população pode ligar para o Procon [0800 282 15 12], para Polícia Militar [190] e aqui em Olinda, através da Guarda Municipal pelo número 153. As equipes que estão nas ruas serão devidamente acionadas", advertiu o secretário.

FIM DE SEMANA

Segundo a Prefeitura de Olinda, as equipes da Vigilância Sanitária e Controle Urbano também estarão na orla para observar o correto funcionamento do comércio nas areias e no calçadão, das 9h às 12h e das 15h às 18h30. Um grupo também será deslocado para os bairros no mesmo horário da manhã e das 19h até 1h do domingo para visitas técnicas aos estabelecimentos comerciais, alvos de denúncias encaminhadas pelo Ministério Público de Pernambuco.

Tags

Autor