violência

Sem velório, corpo de bombeiro morto em assalto em agência bancária será sepultado nesta quarta-feira no Grande Recife

Vlademir Guedes da Costa, de 55 anos, morreu nessa segunda-feira (2) após ser baleado durante um assalto no estacionamento de uma agência do banco Bradesco em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 03/08/2021 às 13:49
Notícia
X

Com informações de Emerson Pereira, da TV Jornal

O corpo do bombeiro militar aposentado Vlademir Guedes da Costa, de 55 anos, que morreu nessa segunda-feira (2) após ser baleado durante um assalto no estacionamento de uma agência bancária em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, será sepultado na manhã desta quarta-feira (4). O adeus ao homem será dado no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, na Região Metropolitana da capital, às 8h. Por causa da pandemia da covid-19, não haverá velório. Familiares do militar passaram a manhã no Instituto de Medicina Legal (IML) na expectativa da liberação do corpo.

"Ele era um exemplo de um ser humano de caráter e responsabilidade. Ele sempre salvou vidas, várias vidas, mas era uma pessoa simples, que nunca quis se gabar de nada", declarou Valdir Guedes da Costa, irmão da vítima. 

O bombeiro aposentado trabalhava atualmente como segurança de um posto de combustível. Quando o crime ocorreu, ele estava acompanhando o gerente da empresa, que iria fazer um depósito em uma agência do banco Bradesco. Quando chegaram no estacionamento do local, eles foram abordados pelos criminosos, que estavam em uma motocicleta.

"O meliante abordou o gerente do posto que estava com o malote e o gerente jogou [o malote] para o meu irmão. Com isso, o meliante foi para cima do meu irmão e os dois entraram em luta corporal. Ele [Vlademir] conseguiu dominá-lo, mas veio o segundo meliante e deu um tiro por trás dele, na nuca", disse o homem. Valdir contou que chegaram informações até ele de que o valor a ser depositado seria R$ 50 mil.

Vlademir trabalhou por 35 anos no Corpo de Bombeiros de Pernambuco e se aposentou há cerca de um ano. De acordo com Valdir, o bombeiro assumiu a atividade de segurança particular por volta de cinco anos. A ocupação era vista como perigosa pela família, que dava conselhos para ele deixar o serviço.

"Eu só pedia a ele para ele deixar principalmente agora que ele se aposentou, para ele deixar essa vida e curtir mais a família. Agora vai ficar a dor da saudade, mas vamos tentar tocar o barco para frente. Que Deus nos conforte", finalizou.

Crime

O tenente da reserva do Corpo de Bombeiros morreu após ser atingido por tiros de arma de fogo no estacionamento de uma agência bancária do Bradesco em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no início da tarde dessa segunda-feira. A vítima fazia a segurança de um outro homem, representante de uma empresa privada, que iria realizar um depósito. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o crime foi cometido por dois homens em uma motocicleta, que se evadiram do local.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo o delegado Victor Leite, o homem fazia segurança para uma empresa de um posto de gasolina. Ele e o gerente da organização, estavam chegando ao banco, localizado na Rua Barão de Souza Leão, para realizar um depósito, quando foram abordados pelos suspeitos.

Além do dinheiro, a arma da vítima também foi levada pelos dois homens. Um capacete que estaria sendo utilizado por um dos suspeitos foi recolhido pela perícia. Além disso, imagens de câmaras de segurança do banco devem ajudar na investigação, que tem como principal linha a chamada "entradinha bancária".

"O crime é caracterizado quando os meliantes têm uma informação privilegiada sobre um cliente fazer e monta uma emboscada na entrada no banco", declarou o diretor executivo do Sindicato dos Bancários de Pernambuco João Rufino.

A vítima foi atingida por tiros frontais na cabeça e socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira. A assessoria de comunicação da unidade de saúde informou que o homem chegou vivo ao local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Tags

Autor