NOTÍCIAS DA MANHÃ

Nova flexibilização em Pernambuco; chuvas acendem alerta; voto impresso rejeitado. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta sexta-feira (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 06/08/2021 às 8:28
Notícia
X

Confira tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado

 

Nova flexibilização é anunciada pelo Governo de Pernambuco

 

Felipe Ribeiro / JC Imagem
Grande Recife tem mais um fim de semana de flexibilização e música ao vivo em bares - Felipe Ribeiro / JC Imagem

Durante coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (5), o Governo de Pernambuco anunciou um novo pacote de flexibilização ao Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. As novas medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (9) em todas as regiões do Estado.

>> Confira ponto a ponto o que muda com nova flexibilização anunciada pelo Governo de Pernambuco

Segundo a gestão, o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia da covid-19 tornaram a flexibilização possível. Com as novas medidas, todas as atividades estarão liberadas até meia-noite, em qualquer dia da semana. Nos estabelecimentos, a distância obrigatória entre as pessoas foi reduzida para 1 metro.

>> Com novo decreto e fim de semana chegando, saiba o que está permitido em Pernambuco no sábado (7) e domingo (8)

Chuvas ligam alerta para risco de deslizamento de terras no Grande Recife

 

CORTESIA
Deslizamento de barreira no Ibura, Zona Sul do Recife - CORTESIA

Com os dias mais chuvosos em agosto na Região Metropolitana do Recife, o risco de deslizamentos de terra deixa apreensivos os mais de 700 mil moradores que residem em áreas de risco. Nesta semana, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu três alertas sobre a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte na RMR e na Zona da Mata Sul do Estado.

Só no Recife, o volume de chuvas registrado na última quinta-feira (5) pelo órgão chegou a 360,84 mm. O volume de água encharca as barreiras descobertas, elevando o risco de desabamento e possíveis incidentes.

>> Chuvas causam deslizamentos de terras e deixam moradores de áreas de risco apreensivos no Grande Recife 

De acordo com a Apac, as chuvas devem persistir no Grande Recife até o próximo sábado (7). "Temos previsão de que as chuvas persistam, mas com intensidade mais fraca. Nesta sexta-feira (6), na Zona da Mata Sul, por exemplo, ainda temos possibilidade de chuvas com intensidade moderada a fraca. Já na RMR, a intensidade diminui", explica Aparecida Fernandes, meteorologista da Agência.

PEC do voto impresso é rejeitada em comissão especial da Câmara

 

NAJARA ARAÚJO/AGÊNCIA CÂMARA
PLACAR Apesar da pressão de Bolsonaro, alteração nas regras eleitorais foi derrotada por 23 votos a 11 - NAJARA ARAÚJO/AGÊNCIA CÂMARA

A PEC para a volta da contagem manual do resultado das eleições e da impressão do comprovante de votação sofreu derrota no Congresso, nesta quinta-feira (5). O relatório do deputado Filipe Barros (PSL-PR), fortemente apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi para votação e não foi aprovado. O placar terminou em 23 votos contrários e 11 favoráveis.

>> Defendida por Bolsonaro, PEC do voto impresso é rejeitada em comissão especial da Câmara

Não apoiado até mesmo por deputados da base do governo, o relatório propunha, além de outras coisas, a redução do poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas investigações sobre processos de votação. Também permitia que eleitores pudessem acompanhar a contagem manual dos votos na seção eleitoral.

>> Saiba como os deputados pernambucanos votaram na comissão do voto impresso

A proposta é criticada por especialistas. O próprio presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enxerga um retrocesso nos sistema eleitoral do País.

Tags

Autor