CRIME

Padaria é flagrada realizando desvio de energia elétrica energia, na Zona Norte do Recife

Foram recuperados 131.000 kWh - quantidade suficiente para abastecer, aproximadamente, 1.100 residências por 30 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 17/08/2021 às 13:18 | Atualizado em 17/08/2021 às 14:24
Notícia
X

Uma padaria localizada no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, foi flagrada praticando fraude de desvio de energia elétrica, na última segunda-feira (16). De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a equipe técnica conseguiu recuperar 131.000 kWh, que estavam sendo furtados - a quantidade é suficiente para abastecer, aproximadamente, 1.100 residências por 30 dias.

>> Celpe continua oferecendo desconto na conta de luz ao consumidor com programa de reciclagem. Saiba como ser contemplado

>> Celpe flagra furto de energia em filial de pizzaria do suspeito de matar eletricista em São Lourenço

Ainda de acordo com a Companhia, foi realizada uma inspeção na ligação do estabelecimento, quando as equipes técnicas se depararam com a irregularidade. A ação aconteceu após análises da área de inteligência da Celpe apresentarem a possibilidade de haver irregularidades naquela unidade, na medição de energia elétrica. Na ocasião, o medidor foi substituído e o cliente regularizado.

A Celpe informou que a energia furtada não será cobrada do cliente, já que a prática da empresa é de repassar parte dos prejuízos constatados de irregularidades aos demais clientes. “Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede'', justificou o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, para denunciar algum caso de irregularidade, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária ou pelo telefone 166, sem a necessidade de identificação. “Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves”, explicou a Companhia, em nota.

 

Padaria Globo

Procurada pela equipe do JC, a Padaria Globo disse que a situação trata-se de "apenas um grande mal entendido". O empreendimento disse ter recebido a equipe da Celpe na sexta-feira (13) para uma inspeção no medidor e que, ao fim do serviço, a equipe da Companhia teria deixado o local sem informar uma possível irregularidade.

"Cerca de 1 hora depois, dois técnicos retornaram ao nosso endereço e comunicaram que verificaram uma irregularidade e que a Celpe entraria em contato para dar maiores informações. Não me apresentaram fisicamente nenhuma irregularidade, recebi apenas um documento e a promessa do contato da Celpe para esclarecimentos", declarou Augusto Aymar, proprietário da Padaria Globo.

O proprietário afirmou também que o estabelecimento está em funcionamento no endereço do bairro dos Aflitos há quatro meses e que não tem ciência de irregularidades com nenhum órgão. "Até nos surpreendemos como em tão pouco tempo foi verificado uma desvio tão alto. Estamos tomando as medidas cabíveis para verificação das acusações, pois nossa empresa é construída com bases éticas e morais", concluiu.

Tags

Autor