ATIVIDADE SÍSMICA

Tremor de terra é registrado nesta terça-feira no Grande Recife

De acordo com o Laboratório Sismológico, o último evento registrado no estado ocorreu no dia 12 de setembro, no Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 21/09/2021 às 12:30 | Atualizado em 22/09/2021 às 11:04
Notícia
X

A terra tremeu na madrugada desta terça-feira (21) no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. De acordo com as estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, o tremor de magnitude 1.7m na escala Richter foi sentido por volta da 0h27 (hora local).

Apesar disto, até o momento, não há informações de que o abalo tenha sido sentido por moradores da localidade.

De acordo com o laboratório, o último evento registrado no Estado havia ocorrido no dia 12 de setembro, no município de Agrestina, no Agreste, às 5h02 do horário local, de magnitude preliminar 1.8 mR.

O Laboratório Sismológico informou que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Pernambuco e na região Nordeste do país em tempo real.

Escala Richter

A Escala Richter é um sistema de medição criado para qualificar e comparar a intensidade dos terremotos conforme a manifestação em superfície terrestre. A métrica possui este nome em homenagem a seu desenvolvedor: Charles Richter. A magnitude dos abalos sísmicos é medida de 1 a 10, sendo os a partir de 6 considerados bastante graves.

Os tremores registrados na Região Metropolitana do Recife (RMR) são considerados de baixa magnitude por se manterem entre 1 e 3 de magnitude. Em sua maioria, só são sentidos por aparelhos específicos, como os sismógrafos.

Ao JC, o professor e geofísico Aderson Farias Nascimento, chefe do Labsis/UFRN, explicou que tremores de magnitude maior de 1.5 na Escala Richter já podem ser observados pela população, a depender do horário.

"Quem estiver muito próximo da região pode perceber, mas vai depender também do horário. À noite, um tremor de magnitude de, por exemplo, 1.5 ou 2.0 é possível ser sentido. A partir de 2.0, é mais fácil da população perceber alguma coisa. E, geralmente, eles são muito rápidos, questão de dois segundos. Primeiro vem o estrondo, depois o tremor", esclareceu o geofísico.

Tags

Autor