Atividade sísmica

Novo tremor de terra é sentido pelos moradores de Caruaru, Agreste de Pernambuco

De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN, o abalo foi de magnitude 1.9

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 22/09/2021 às 9:54 | Atualizado em 22/09/2021 às 9:59
Notícia
X

Na noite dessa terça-feira (21), um novo tremor de terra foi registrado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, por volta das 23h49 (hora local). De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN, o abalo foi de magnitude 1.9, bem no limite do município com a cidade de Agrestina.

>> Tremor de terra é registrado nesta terça-feira no Grande Recife

O tremor registrado é considerado de baixa magnitude, por se manter entre 1 e 3 da Escala Richter, cuja medida vai até 10. No entanto, o abalo pode ser sentido por quem mora na região, alguns internautas comentaram o evento nas redes sociais.

 

De acordo com o geofísico Eduardo Menezes, os abalos são comuns na área. “Esses tremores são causados por falhas geológicas que entram em atividade. Geralmente são de baixas intensidades, o que é comum nesta região”, explica.

Este é o quarto abalo registrado no Agreste no mês de setembro. “Nessa região a gente já vem registrando desde o início do mês alguns eventos e já entramos em contato com a Defesa Civil. Essas informações também já foram repassadas tanto para município quanto para o Estado”, afirma Eduardo Menezes.

O geofísico tranquiliza os moradores sobre futuros fenômenos desta natureza: “A população pode ficar tranquila, pois esses temores não causam nenhum dano estrutural. No passado, historicamente, se conhecem tremores até maiores. O laboratório monitora em tempo real esses eventos em estações que temos na região e qualquer outra ocorrência, passaremos as informações", informou o profissional.

Tags

Autor