SEGURANÇA

Emlurb realiza reposição de gradis roubados na Via Mangue, Zona Sul do Recife

Entre os gradis repostos na via, alguns foram recuperadas pela Polícia ou simplesmente encontrados em outros locais por terceiros e devolvidas à autarquia

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 20/10/2021 às 12:05 | Atualizado em 20/10/2021 às 12:06
Notícia
X

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a reposição de dezenas de gradis na Via Mangue, que dá acesso à Zona Sul da capital pernambucana. A ação dá continuidade à reposição iniciada em maio deste ano, quando 120 telas (gradis) e 58 montantes (estruturas de base para as telas) foram alocados após terem sido recuperados pela Emlurb.

Frequentemente roubados desde a inauguração do corredor viário, os gradis são, muitas vezes, furtados e revendidos em ferros-velhos, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Neste sentido, a Polícia Civil de Pernambuco revelou ter feito, ao longo de 2020 e 2021, uma série de operações para desativar ferros-velhos ilegais e que comercializavam materiais roubados ou furtados.

Entre os gradis repostos na via, alguns foram recuperadas pela Polícia ou simplesmente encontrados em outros locais por terceiros e devolvidas à autarquia. Eles ficaram guardados no depósito da Emlurb, situado na Diretoria de Limpeza Urbana do órgão.

Mesmo assim, uma vistoria realizada nos primeiros meses do ano apontou a ausência de 489 telas e 448 montantes na pista leste, 102 telas e 71 montantes na pista central e 69 telas e 15 montantes na pista oeste, um total de 660 telas e 534 montantes.

Segundo a pasta, a retirada desses equipamentos gera "maior vulnerabilidade para assaltos, como também fragilidade e instabilidade na estrutura que permanece no local, devido à ausência de apoios de fixação.

Denúncia

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) informou que conta com duas câmeras na Via Mangue, monitoradas 24h, na Central de Operações, e que recebe demandas através do seu canal de atendimento, no número 153, para ocorrências relacionadas à segurança patrimonial de equipamentos públicos da cidade. Além disso, a CTTU tem 4 câmeras para fiscalização de trânsito e diz disponibilizar as imagens para os órgãos que solicitarem.

Tags

Autor