FOLIA

Governo de Pernambuco dará em breve posicionamento oficial sobre realização ou não do Carnaval 2022

Nos próximos dias, o Comitê de Enfrentamento e Combate a Covid-19 discutirá o assunto. Enquanto isso, prefeituras e blocos antecipam os preparos

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 16/11/2021 às 13:28 | Atualizado em 16/11/2021 às 13:54
Notícia
X

O Governo de Pernambuco informou à reportagem do JC nesta terça-feira (16) que dará, em breve, um posicionamento oficial sobre a realização do Carnaval em 2022 no Estado. Com o avanço da vacinação e desaceleração de casos e mortes pela covid-19, prefeituras e blocos carnavalescos têm a expectativa de que a festa seja liberada, e já começaram o planejamento.

Nos próximos dias, o Comitê de Enfrentamento e Combate a Covid-19 do governo estadual se reunirá para analisar o cenário pandêmico em Pernambuco, visando responder se a folia acontecerá ou não, após um 2021 de festas proibidas. O grupo é formado por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Planejamento e Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado e pelo Procon.

Nesta terça-feira (16), o Homem da Meia-Noite, principal bloco de Olinda, anunciou o tema - Ferver! -, os homenageados e as novidades para os 90 anos do calunga. O presidente Luiz Adolpho, no entanto, tratou com cautela a festa presencial, afirmando que "o momento ainda exige equilíbrio, coerência, cuidado e respeito", mas que de alguma forma a comemoração acontecerá - ainda que online, como foi neste ano.

A Prefeitura de Olinda já iniciou "os processos para realização" da festa e diz que trabalha "com a hipótese de superação desses desafios e a possível realização do Carnaval 2022". Todavia, afirma "continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado", e que a prioridade "será sempre a segurança da população".

"A vontade da Prefeitura é realizar o maior e melhor Carnaval do mundo na cidade de Olinda, como vinha acontecendo nos últimos anos. Mas é preciso fazer isso com segurança; acompanhando desafios como, por exemplo, a vacinação das crianças e o comportamento de novas variantes do Sars-CoV-2", disse, por nota.

A coletiva de imprensa do Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, aconteceu ainda em 1º de setembro, com o tema "Viva a Vida, Viva o Frevo!". “A gente acredita muito na força desse tema, que traz uma exaltação à coisa mais nobre que temos, que é a vida. Foi bastante discutido, e a gente achou que é um tema curto, mas que diz tudo para quem gosta da vida, de carnaval e de frevo”, explicou o presidente, Rômulo Menezes, à época.

Questionada nesta terça, a Prefeitura do Recife, por sua vez, garantiu que "apenas com a superação da pandemia será possível assegurar o evento", mas que, "mesmo diante das incertezas", pela festa demandar uma série de ações administrativas, foi instituída no dia 22 de setembro "uma Comissão Interna do Carnaval, composta por diversas Secretarias do município, com o objetivo de garantir a observância de todos os prazos, protocolos legais, fiscais, contratuais e sanitários, relativos à estrutura, por exemplo, além da articulação externa de demandas e tratativas pertinentes ao ciclo carnavalesco".

Tags

Autor