cancelamento

Petrolina, no Sertão de Pernambuco, é mais uma cidade a cancelar Réveillon e Carnaval 2022

O anúncio foi feito pelo prefeito do município Miguel Coelho, na manhã desta terça-feira (30)

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Marcelo Aprígio

Publicado em 30/11/2021 às 9:44 | Atualizado em 30/11/2021 às 11:46
Notícia
X

O Réveillon e o Carnaval de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram cancelados em decorrência do crescimento do número de casos e surgimento de novas variantes do coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Miguel Coelho (DEM), durante entrevista ao programa Nossa Voz na manhã desta terça-feira (30). Além da cidade sertaneja, o Recife também anunciou hoje que a prefeitura do município não realizará shows de réveillon na capital pernambucana.

De acordo com Coelho, Petrolina já havia se planejado para a tradicional festa de fim de ano. No entanto, por causa dos últimos dados da pandemia, os shows foram suspensos e será realizada apenas a queima de fogos de artifício na Orla do município.

Outra festa que também foi suspensa em Petrolina foi o Carnaval em 2022. Dessa forma, só será permitida a realização de eventos privados com limite de público e protocolos de higiene conforme os critérios determinados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

"A gente sabe que as festas são importantes, mas não dá para brincar com a saúde e ter dúvidas de qual é a nossa prioridade. Nossa decisão está tomada", disse o prefeito em vídeo publicado na sua conta do Instagram.

 

Leia também: 

Salvador, Fortaleza e João Pessoa não realizarão festas de réveillon; confira a posição do Recife

Vai curtir o réveillon? Saiba como está a situação nos destinos mais procurados

'Este ano, eu lamento informar para a população, a gente não vai fazer festa de ano novo', diz prefeito de Jaboatão

Segundo a gestão municipal, a escolha pelo cancelamento foi debatida nas últimas semanas após a confirmação de uma nova variante do coronavírus, a ômicron. Durante a entrevista à Nossa Voz, Miguel ainda acrescentou que eventos de grande porte só poderão voltar a ocorrer quando a população estiver com esquema vacinal completo.

"Estamos fazendo também um alerta para as pessoas que não estão se vacinando. Todo mundo precisa se vacinar, senão essa pandemia continuará se estendendo e colocando em risco as vidas das pessoas", disse. O prefeito ainda enfatizou que a vacinação foi aderida por mais 80% da população com mais de 18 anos, mas alertou que a imunização entre o público de 12 a 17 anos está muito baixa.

Cidades já cancelaram festa

Com a chegada do mês de dezembro, diversas cidades começam a anunciar se realizarão, ou não, festividades públicas para comemorar o Réveillon. Os municípios que estão cancelando justificam que ainda estamos em meio à pandemia de covid-19.

Recife

O prefeito João Campos (PSB) anunciou que a prefeitura do Recife não realizará os tradicionais shows na virado do ano da capital pernambucana. A declaração foi dada durante entrevista à GloboNews nesta terça-feira (30). O socialista, porém, não cravou a proibição de festas privadas na virada de ano no Recife.

"Hora nenhuma, nós anunciamos que o Recife faria uma festa de Réveillon. Não haverá shows promovidos pela prefeitura do Recife no Réveillon da cidade. Desta forma, não teremos eventos como sempre acontecem na Orla de Boa Viagem, no Polo Pina, que são as principais praias do Recife", disse o gestor, afirmando que o município, contudo, contará com queima de fogos - sem estampido - em pontos descentralizados.

Caruaru

A Prefeitura de Caruaru informou que não irá realizar festa de réveillon no município, na virada de 2021 para 2022. O objetivo é não promover aglomerações e evitar a transmissão da covid-19. A gestão informa ainda que segue avançando com a vacinação no município, e que 99% da população já foi imunizada com a primeira dose.

Salvador

O prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis, anunciou o cancelamento do Festival Virada, para celebrar o réveillon, na segunda-feira (29). O gestor destacou que a decisão sobre a realização do Carnaval ainda não foi tomada, e será divulgada junto com o Governo da Bahia.

Reis destacou que embasou a decisão nos dados relacionados à pandemia, como: a ocupação de leitos, números de óbitos e internações, além do avanço da vacinação na capital baiana.

"Hoje, Salvador tem 99% da população acima dos 12 anos vacinada em 1ª dose, e 81% da mesma faixa com a 2ª dose. Estamos vacinando pessoas do interior, sem exigir que o cartão do SUS seja de Salvador, e que as pessoas tenham o nome na lista. Também já estamos vacinando todos acima de 18 anos, com a terceira dose, a partir dos cinco meses da data da 2ª aplicação", disse.

Fortaleza

Na capital do Ceará, Fortaleza, o prefeito José Nogueira (PDT) anunciou que está descartada a possibilidade da realização de festa pública de réveillon, em razão da pandemia de covid-19.

A decisão da prefeitura saiu um dia depois de o governador Camilo Santana anunciar que grandes eventos de réveillon estão proibidos em todo o Estado em 2021. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, na sexta-feira (26), o governador informou que só serão permitidos eventos cumprindo as medidas previstas em decreto anterior para o período.

João Pessoa

Em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena anunciou, também na segunda-feira (29), que a Prefeitura não promoverá festas de rua em comemoração ao Réveillon este ano. A decisão foi tomada com o intuito de evitar aglomerações e a circulação de novas variantes da covid.

“Já temos mais de 86% da população vacinada com a segunda dose, mas é preciso cautela. Ao lado do Governo do Estado, resolvemos que o poder público não pode estimular aglomerações. Festa de rua impede medidas de controle, como a identificação de vacinados e do uso de máscaras”, explicou o prefeito.

A praia, no entanto, continuará liberada, com as pessoas usando máscaras e mantendo o distanciamento social. Festas em bares e em casas de shows podem acontecer com protocolos de prevenção.

Palmas

A Prefeitura de Palmas, capital do estado do Tocantins, confirmou na segunda-feira (29) que não haverá programação do réveillon 2022. Por causa da pandemia do coronavírus, o tradicional evento de virada de ano com direito a shows e queima de fogos de artifício não será realizado pelo segundo ano consecutivo.

Florianópolis

Florianópolis terá queima de fogos no réveillon este ano, mas sem shows. O objetivo é evitar aglomerações e o contágio da covid-19. A prefeitura confirmou na segunda-feira (29) que não haverá mudança nesse plano por conta da nova variantes ômicron do coronavírus. O município informou que a ideia é fomentar comemorações nos próprios bairros, para girar a economia local e evitar grandes aglomerações.

Belo Horizonte

Ao jornal O Globo, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, informou que não planejou comemoração de réveillon.

Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro continuam com suas programações de festa de fim de ano.

Tags

Autor