Folia dos Papangus

Bezerros caminha para cancelamento do Carnaval 2022, diz prefeita

Com tradição dos Papangus, o município tem a terceira maior festa de Carnaval de Pernambuco, atrás apenas de Olinda e do Recife

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 02/12/2021 às 8:36
Notícia
Foto: Leo Motta / JC Imagem
Folia dos Papangus: Bezerros tem uma das mais tradicionais festas de Pernambuco - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem
Leitura:

Palco do terceiro maior Carnaval do estado de Pernambuco, o município de Bezerros, no Agreste, pode decidir pelo cancelamento da festa em 2022. Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru nessa quarta-feira (1º), a prefeita da Terra dos Papangus, Lucielle Laurentino (DEM), afirmou que "um gestor responsável" pensará primeiro na vida das pessoas, devido à pandemia da covid-19.

"A gente está caminhando para a não realização, mas a gente está ainda afinando tudo isso localmente e regionalmente aqui em Bezerros e na região. Entendemos que Bezerros é um dos três maiores polos de Carnaval do estado de Pernambuco, e isso tem uma responsabilidade danada, não só sanitariamente falando, mas economicamente falando", declarou. Em Pernambuco, algumas cidades já anunciaram o cancelamento da festa, como Petrolina, Carpina, entre outras.

Por causa do grande número de pessoas envolvidas no evento, o município ainda promove reuniões para discutir a questão. "Estamos fazendo movimentação que escuta as pessoas que têm no Carnaval sua fonte de recursos econômicos, a gente sabe o quanto impacta economicamente a nossa região", explicou. Em nota, a gestão municipal destacou que a Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros segue em alinhamento constante com a Secretaria de Saúde para monitoramento da pandemia, tanto em âmbito municipal quanto estadual e nacional. 

A prefeita não descartou, porém, a autorização para realização de eventos privados na cidade. "Esperamos que até a próxima semana a gente bata o martelo nisso, temos conversado com as nossas equipes, principalmente de Saúde e de Controle Urbano, para a gente se organizar para o ano que vem, caso a gente não realize o Carnaval na rua, como a gente vai cuidar das pessoas nas suas manifestações, pequenos blocos privados. Porque a gente vai precisar manter o cuidado, o combate à covid-19", destacou.

A prefeitura informou ainda que está dialogando com os setores envolvidos nas festividades de carnaval, como artesãos, músicos, empresários e comerciantes para construir alternativas sobre um dos mais importantes eventos do município.

O Governo de Pernambuco ainda não decidiu se a festa será ou não realizada. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (25), o secretário de Saúde, André Longo, disse que a decisão só deverá ser tomada no ano que vem. "Nós vamos observar o cenário epidemiológico para a tomada de decisão. Não temos pressa para fazer isso. A gente respeita muito todo o contingente que está envolvido no Carnaval, até por isso mesmo que a gente tem que observar os cenários e observar o que está acontecendo no mundo, o que está acontecendo no Brasil para a tomada de decisão com o maior suporte científico possível", declarou.

Ouça a íntegra da entrevista:

Carnaval dos Papangus

O Papangu é o personagem tradicional da festa de Bezerros, e o principal dia do evento é o domingo de Carnaval, quando ocorre o desfile dos papangus. A última edição do evento, realizada em 2019, teve oito dias de festa, com estimativa de público de mais de 200 mil pessoas.

Comentários

Últimas notícias