exército

Pedra Fundamental da Escola de Sargentos em Pernambuco será lançada nesta quarta-feira (23)

Com a nova Escola de Sargentos, o Exército pretende centralizar a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em cidades diferentes pelo Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 21/03/2022 às 14:29 | Atualizado em 21/03/2022 às 14:31
Notícia
X

Com informações do Blog de Jamildo

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército será nesta quarta-feira (23), às 10h30, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) em Chã de Cruz, Paudalho, na Zona da Mata Norte. A presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é esperada na cerimônia, além de outras autoridades civis e militares.

Com a nova Escola de Sargentos, o Exército pretende centralizar a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em cidades diferentes pelo Brasil. A nova escola, no município de Abreu e Lima, deverá gerar mais de 2,4 mil oportunidades para jovens pernambucanos que desejam seguir carreira militar. O investimento é de mais de R$ 1,5 bilhão.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação da escola aconteceu em 7 de março. O anúncio do local de construção da nova escola aconteceu em outubro do ano passado, durante a 339ª reunião do Alto Comando do Exército. O processo de seleção durou dois anos e teve, na fase final, as cidades de Abreu e Lima (Grande Recife), Ponta Grossa, no Paraná, e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Veja como foi a assinatura do protocolo de intenções, em 7 de março:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se comprometeu a investir cerca de R$ 320 milhões em infraestrutura para receber a nova escola, nas áreas de mobilidade, transporte público, infraestruturas hídrica e viária.

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, destacou que o campo de instrução a ser criado no Grande Recife poderá ser definido como "um dos melhores do Brasil". Ele evidenciou ainda a participação do Governo do Estado, municípios vizinhos e a sociedade no êxito do projeto.

Projeto da Escola de Sargentos

A nova Escola de Sargentos deve abranger, além de Abreu e Lima, outros municípios pernambucanos, como Paudalho, Tracunhaém, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço e Igarassu. O projeto inclui a construção da escola, de uma vila olímpica, vila militar e estande de tiro dentro da área do campo de instrução. A previsão é que, por ano, 140 mil pessoas de todo o Brasil se candidatem para a instituição. O efetivo militar da escola, incluindo familiares, é de 10 mil pessoas.

Tags

Autor