Atualizada às 14h
Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
Um ônibus escolar tombou e deixou adolescentes e parentes feridos por volta das 7h30 a manhã desta terça-feira (22) na PE-58, zona rural de Pombos, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com testemunhas, o motorista do coletivo teria desviado de um motociclista que trafegava na contramão, quando perdeu o controle do veículo e caiu no acostamento da estrada de terra.
- Em dia de chuva no Recife, ônibus quebra no acesso ao Terminal da Macaxeira e causa transtorno aos passageiros
- Estudante de 16 anos morre após cair em canal quando voltava da escola em Camaragibe
- Ônibus escolar do acidente que deixou quatro adolescentes mortos é incendiado em Riacho das Almas, em Pernambuco
Mãe de aluno e que também estava dentro do ônibus, Verônica Estelita dos Santos contou que o motorista não estava em alta velocidade, e que a lama devido às chuvas na região pode ter contribuído para o sinistro de trânsito.
"Eu estava na frente, aí vinha uma moto na contramão. Ele tirou um pouquinho o ônibus para livrar. Na hora que livrou, o pneu caiu na ribanceira que estava mole e o ônibus foi virando. A gente entrou em pânico, claro que entra, porque tinha filhos, tem tudo", contou, em entrevista à TV Jornal.
Segundo Verônica, o filho dela sofreu escoriações e precisou levar ponto no hospital. Ela própria passou mal e foi medicada. "O para-brisa, da frente, ele rachou. Então eu bati com o pé. Enquanto isso, o motorista foi socorrendo as pessoas e tirando. Foi chegando gente e ajudando também", disse.
De acordo com testemunhas, o ônibus faz parte da frota do município e transportava cerca de 35 passageiros, entre alunos e parentes. Eles são moradores da Usina Nossa Senhora do Carmo e seguiam em direção à escola, que fica no centro de Pombos.
As vítimas foram levadas para o Hospital Virgínia Colaço Dias, no centro da cidade. Com ferimentos mais graves, o motorista precisou ser transferido para o Hospital da Restauração, no Recife. Outras pessoas foram transferidas para o Hospital João Murilo de Oliveira em Vitória de Santo Antão.
Em nota, a Prefeitura de Pombos confirmou que o ônibus escolar presta o serviço do distrito da Usina Nossa Senhora do Carmo para a zona urbana e que os estudantes, o motorista e demais ocupantes "tiveram ferimentos leves, algumas escoriações apenas". Apesar disto, na mesma nota, a gestão municipal diz que "os casos mais delicados" foram transferidos para o Recife e Vitória.
A prefeitura informou que a equipe médica do hospital de Pombos "foi mobilizada para prestar atendimento prioritário às vítimas, as quais já foram atendidas e medicadas". A gestão disse ainda que providenciou o deslocamento das vítimas para o local de origem e "está dando todo apoio necessário para os envolvidos". "Agora o que nos resta é agradecer por não ter acontecido nada grave com nossos munícipes", finaliza o texto.
Confira a íntegra da nota:
"A Prefeitura Municipal de Pombos através do seu representante legal, Manoel Marcos Alves Ferreira, vem a público esclarecer a toda população e imprensa que o ônibus escolar envolvido no acidente ocorrido na manhã desta terça-feira, 22, presta o serviço do distrito da Usina Nossa Senhora do Carmo para a zona urbana. Felizmente não tivemos nenhuma gravidade. Os estudantes, o motorista e ocupantes tiveram ferimentos leves, algumas escoriações apenas, que inclusive receberam os primeiros socorros ainda no local, dado pela equipe do Samu. A prefeitura mobilizou toda equipe médica da emergência do Hospital Municipal Virgínia Colaço Dias para prestar atendimento médico prioritário às vítimas, as quais já foram atendidas e medicadas. Os casos mais delicados foram transferidos para o Hospital João Murilo de Oliveira em Vitória de Santo Antão e Hospital da Restauração no Recife. A prefeitura também já providenciou o deslocamento dos mesmos para a localidade de origem, assim como está dando todo apoio necessário para os envolvidos. Salientamos a população que quaisquer dúvidas quanto ao caso, poderão ser esclarecidas através de fontes oficiais por meio da sua assessoria de comunicação. Agora o que nos resta é agradecer por não ter acontecido nada grave com nossos munícipes, que são nossos maiores bens e prestar-lhes todo apoio necessário."
Comentários