RELIGIÃO

Páscoa: confira programação da Arquidiocese de Olinda e Recife para a Semana Santa 2022

Em Pernambuco, será a primeira vez em dois anos que os eventos religiosos da Páscoa acontecerão sem restrições de público causadas pela pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/04/2022 às 14:59 | Atualizado em 13/04/2022 às 14:02
Notícia
X

Inicia-se neste 14 de abril o “Tríduo Pascal”, formado pela Quinta-feira santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo, celebrado na Semana Santa pelos cristãos. Em Pernambuco, será a primeira vez em dois anos que os eventos religiosos da Páscoa acontecerão com casa cheia, sem restrições de público, devido às flexibilizações feitas pela desaceleração da covid-19.

Cada paróquia que integra a Arquidiocese de Olinda e Recife tem uma programação própria, que está sendo divulgada nas respectivas redes sociais. Os protocolos de segurança contra o vírus respeitarão os decretos governamentais vigentes, segundo a assessoria de comunicação da organização. Um exemplo é a exigência do uso de máscara, que continua a ser exigido em locais fechados em todo o Estado.

A igreja catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda, terá todas as celebrações presididas pelo arcebispo dom Fernando Saburido, exceto na tarde da quinta-feira. Nela, os assentos serão demarcados para assegurar distanciamento social e serão disponibilizados totens com álcool 70 na entrada. Segundo o Padre João Bosco Lima, será permitida a entrada de pessoas para ficarem em pé, caso necessário.

Ao JC, o padre relata a "alegria" que está sentindo com a reabertura total da igreja para a Páscoa. "As pessoas estão com boa expectativa e dispostas. É um renascer de esperança, um desejo de continuar celebrando a vida e fortalecer a espiritualidade. Tenho ouvido das pessoas que passam por aqui palavras positivas e um sentimento de muita alegria. As pessoas acreditam no amanhã. Deus seja louvado por tudo isso!"

A igreja catedral sediará, na quinta, às 9h, a Missa dos Santos Óleos, conhecida também como a Missa da Unidade, realizada por dom Fernando com a presença de outros bispos e cerca de 150 padres.

Nela, o clero se reúne com o bispo para abençoar os óleos a serem usados nos sacramentos durante o ano. Os padres recebem um kit com os óleos para levarem para suas paróquias, santuários e basílicas.

À tarde, no mesmo dia, o arcebispo realiza o rito do Lava-Pés na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, no Recife, onde recebe a comunidade educativa desta e de outras escolas católicas membras da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) localizadas no território da Arquidiocese, vivenciando o tema da Campanha da Fraternidade de 2022: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

“O local foi escolhido para lembrarmos e vivenciarmos a Campanha da Fraternidade, que provoca reflexão sobre o tema da Educação”, explicou dom Fernando.

A celebração lembra a instituição da Eucaristia, deixada por Jesus Cristo ao distribuir seu corpo e sangue (pão e vinho) na Última Ceia. O presidente da celebração lava os pés de doze pessoas, assim como fez Jesus com seus discípulos após o pôr-do-sol da quinta-feira.

“Como no lançamento da CF celebramos a eucaristia numa instituição de ensino de gestão pública, achamos por bem ir até uma escola particular, de comunidade religiosa, para partilharmos o compromisso do lema deste ano, ‘Fala com Sabedoria; Ensina com Amor’, entendendo que a educação é caminho para a ética, respeito, solidariedade, para os valores do Evangelho”, concluiu.

Saburido também comanda missas na sexta, sábado e domingo, às 15h, 19h e 9h, respectivamente, na Catedral da Sé.

Confira a programação completa

Quinta-Feira Santa (14/04):

  • Missa do Crisma às 9 horas com Dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
  • Rito do Lava-Pés às 16h com Dom Fernando Saburido na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças

Sexta-Feira da Paixão (15/04)

  • Missa às 15h com Dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda

Sábado de Aleluia (16/04):

  • Missa às 19h com dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda

Domingo (17/04):

  • Missa às 9h com dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
  • Após isso, arcebispo participa de um café partilhado no terraço da Catedral

Tags

Autor