DIREITO

OAB-PE empossa nova diretoria e renova compromisso com a advocacia

A cerimônia ocorreu no mês de maio por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/05/2022 às 22:30
YACY RIBEIRO/OAB-PE
CELEBRAÇÃO Novos membros renovaram compromissos e comemoram os 90 anos de existência da instituição - FOTO: YACY RIBEIRO/OAB-PE
Leitura:

A advocacia pernambucana viveu uma noite de celebração, de renovação de compromissos e de homenagem aos 90 anos de existência da instituição que rege os destinos da categoria. A posse da diretoria da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comandada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e a vice-presidente Ingrid Zanella, foi marcada por discursos que reforçaram o trabalho em prol da valorização do papel do advogado junto à sociedade e de uma OAB-PE mais independente e inclusiva.

A cerimônia ocorreu no mês de maio por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Mas o trabalho da nova diretoria tem sido desenvolvido desde janeiro, garantindo alguns avanços significativos, como a redução da anuidade, a mudança que garantiu a paridade de gêneros e a cota para negros na formação da lista sêxtupla que indica desembargadores para os tribunais do estado, a criação do Núcleo de Defesa das Prerrogativas da Mulher Advogada, entre outras ações.

"É apenas o início da nossa caminhada. Sabemos a importância e a responsabilidade de presidir uma instituição como a OAB-PE. Representativa para a advocacia, mas também para toda a sociedade, pela defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social. Esse momento de posse apenas reforça essa responsabilidade e nos dá mais energia para trabalhar ainda mais pela advocacia pernambucana", comentou o presidente Fernando Ribeiro Lins

O evento, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, contou com as presenças de algumas das principais autoridades dos Três Poderes, como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Guimarães, o desembargador Sílvio Neves Baptista, que representou o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o governador do Estado, Paulo Câmara, a vice-governadora, Luciana Santos, o prefeito do Recife, João Campos e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros.

A cerimônia também foi prestigiada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que ressaltou a experiência dos novos diretores para garantir importantes avanços para a advocacia pernambucana. "Tenho absoluta certeza e garantia de que Fernando, Ingrid, toda a diretoria, todo o Conselho, são homens e mulheres bem experimentados no sistema OAB e que certamente farão entregas importantes para a advocacia pernambucana", afirmou o comandante da OAB nacional.

Todos os ex-presidentes que fizeram parte da história de 90 anos da OAB-PE foram homenageados, com a entrega de uma gravura feita em bico de pena pelo artista plástico Cavani Rosas, retratando o prédio-sede da instituição, que originalmente abrigou as instalações do Jornal do Commercio. A cerimônia contou com nomes como Pedro Henrique Alves, Ronnie Duarte, Jorge Neves e Ademar Regueira e familiares de ex-dirigentes já falecidos.

Comentários

Últimas notícias