fortes chuvas

CHUVAS: Pernambuco terá reforço das Forças Armadas para socorrer vítimas

Chuvas provocaram ao menos 29 mortes apenas neste sábado (28)

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 28/05/2022 às 19:51
GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
SERVIÇOS ESSENCIAIS Recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional chegarão por medidas provisórias - FOTO: GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
Leitura:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou neste sábado (28) que o Estado contará com o reforço das Forças Armadas para atender às ocorrências relacionadas às chuvas. Só neste sábado, as precipitações que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR) provocaram ao menos 29 mortes.

O local onde mais houve mortes foi em Jardim Monte Verde, que fica no limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Lá, 19 pessoas morreram após um deslizamento de barreira. Moradores reclamaram da demora das equipes de socorro a chegar na área.

"Tivemos um dia muito difícil hoje, uma área de abrangência de chuvas que pegou a Região Metropolitana, Zona da Mata Norte, uma parte da Zona da Mata Sul. Todo o efetivo foi empregado ao longo do dia e agora nós vamos reforçar isso", declarou o governador, em entrevista à TV Globo.

O reforço deverá valer a partir deste domingo (29), quando também são esperadas chuvas fortes durante todo o dia no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

"Vamos ter o apoio agora das Forças Armadas, o Exército já vai nos ajudar também a qualquer tipo de ocorrência que a partir de agora ocorra, e também estamos chamando concursados, antecipamos a nomeação de concursados, 92 bombeiros militares também, já a partir de amanhã vão se integrar também às forças operativas e vamos continuar acompanhando", afirmou.

Em uma rede social, o presidente da República, Jair Bolsonaro, já havia informado que as Forças Armadas, o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania seriam mobilizados para auxiliar no socorro às famílias atingidas no Grande Recife. O Ministério do Desenvolvimento Regional monitora a situação.

De acordo com o governo federal, os ministros Daniel Ferreira (Ministério do Desenvolvimento Nacional), Carlos Brito (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde) e Ronaldo Bento (Cidadania) estarão no Recife para "apoiar e orientar as Defesas Civis locais".

Uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil chega ao Estado na manhã do domingo para auxiliar e instruir os gestores municipais na elaboração dos Planos de Trabalho para agilizar a liberação dos recursos federais. O governo garante que a equipe do MDR permanecerá em Pernambuco "o tempo que for necessário".

Comentários

Últimas notícias