FALTA DE LUZ: Neoenergia explica como será a volta da energia elétrica após chuvas
Diversas áreas seguem com a energia desligada desde o fim de semana
Superintendente técnico da Neoenergia Pernambuco, André Santos concedeu entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta segunda-feira (30), e falou sobre a falta de luz que afeta vários dos bairros atingidos pelas chuvas dos últimos dias.
Em algumas áreas que ficaram inundadas, o serviço ainda permanece desligado por não haver condição segura para a população, explicou André.
- Chuvas deixam parte da população sem energia e água no Grande Recife
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Grande Recife ainda tem áreas sem energia neste domingo (29)
- CHUVAS: saiba como estão as estradas e rodovias de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (30)
- Veja como está o funcionamento dos terminais de ônibus e do Metrô do Recife nesta segunda-feira (30)
- CHUVAS: Paulo Câmara acompanha trabalho de resgate em barreiras do Grande Recife
"É um momento bem difícil, ao longo da manhã de sábado realizamos uma série de desligamentos em trechos da rede elétrica. Esses desligamentos ocorreram por aspectos de segurança, as águas subiram em altura perigosa nos pontos de energia, precisou desligar. Isso é apoio importante que damos ao Corpo de Bombeiros e também à Defesa Civil", comentou o superintendente.
Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas em Pernambuco:
André explicou que a partir desse domingo (29), a Neoenergia começou, gradativamente, a normalizar o serviço em áreas que passam por inspeções.
"Fazemos inspeções periódicas frequentes nessas regiões e na medida que a água baixe e tenha condição de segurança, vamos estar religando as áreas. Estamos com força máxima em campo para atender todos os nossos clientes", comentou.
Olinda
Alguns dos pontos que seguem sem energia são Jardim Atlântico e Casa Caiada, em Olinda. De acordo com André Santos, o desligamento foi necessário por conta do nível que a água atingiu após as chuvas.
"Essas são duas áreas que historicamente temos a elevação no nível das águas e foram desligadas na manhã do sábado, pois a água subiu muito. Imagine na casa das pessoas, na altura das tomadas, ter água, é situação perigosa, água no sistema de distribuição, água em transformadores. Isso de fato é uma condição muito insegura à população", explicou.
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: O desencontro entre Paulo Câmara, João Campos e Bolsonaro. E a "união" como poesia
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Compesa começa a retomar abastecimento; veja lista de bairros
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Confira como serão as aulas nas escolas e universidades nesta segunda-feira
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Famílias em abrigos precisam de doações
Ele disse que as áreas estão sob monitoramento constante e que na altura da Rua Olavo Bilac, em Jardim Atlântico, o sistema já foi religado.
"Neste instante, temos uma equipe técnica realizando inspeção na região de Casa Caiada e, na medida em que a gente tiver sinalização de que a água baixou e a condição de segurança, a energia será restabelecida prontamente".
A extensão de danos na rede elétrica foi extensa. Em áreas de deslizamento, por exemplo, será necessária a reconstrução da rede, um serviço, que segundo André, é de nível complexo.
Além disso, segundo a Neoenergia, os atendimentos às ocorrências no fornecimento de energia em localidades isoladas do Grande Recife e da Zona da Mata do Estado têm sido comprometidos por alagamentos e dificuldades de acesso.
As equipes de prontidão estão se deparando com ruas e estradas intransitáveis em decorrência do excesso de lamas, transbordamentos de rios e canais, além de deslizamentos de terra.
Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contado por meio dos canais de relacionamento da Neoenergia: teleatendimento (116), Whatsapp (81.3217.6990), site oficial da Neoenergia Pernambuco (www.neoenergiapernambuco.com.br).
Confira algumas dicas da Neoenergia para manter a segurança durante o período de chuvas:
• Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, ou próximo a árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
• Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
• Em caso de choque elétrico dentro de casa, desligue IMEDIATAMENTE o disjuntor;
• Desconecte das tomadas, com segurança, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
• Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois elas podem ser fonte de choques (veja dica acima) e mau funcionamento de equipamentos;
• Não seque roupas na parte de trás da geladeira. Isso representa risco de choque elétrico e pode danificar o equipamento;
• Ao ar livre, sempre mantenha distância da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;
• Não fique debaixo de árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos etc., sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
• Não realize serviços como instalação ou manutenção de antenas em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior;
• Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
• Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para a Neoenergia, no 116.