CHUVAS

CHUVA EM PERNAMBUCO: Número de desabrigados sobe para cinco mil em todo o Estado

Já são 91 óbitos confirmados no Grande Recife e pelo menos 26 pessoas desaparecidas somente no Recife e em Olinda

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 30/05/2022 às 12:35 | Atualizado em 30/05/2022 às 18:29
Heudes Régis/Governo de Pernambuco
Região Metropolitana do Recife foi tomada por tragédias - FOTO: Heudes Régis/Governo de Pernambuco

O estrago das chuvas não para de crescer em Pernambuco. Além dos 91 óbitos já confirmados de pessoas vítimas de deslizamentos e enchentes, o Estado já contabiliza cinco mil pessoas desabrigadas - que necessitam de abrigo público devido aos danos a suas casas. A grande maioria está na Região Metropolitana do Recife.

Os dados são referentes ao último balanço divulgado no fim da manhã desta segunda-feira (30/5) pela Central de Operações da Codecipe, a Defesa Civil do Estado de Pernambuco. E dizem respeito a um levantamento contabilizado a partir da sexta-feira (27/5), quando as chuvas ficaram muito intensas no Estado.

Além dos dados consolidados, pelo menos 26 pessoas também seguem desaparecidas, sendo buscadas em ao menos sete pontos de deslizamentos de barreiras no Grande Recife.

 


MAIS DESLIZAMENTOS

E o perigo continua. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apesar da redução no volume, as precipitações devem continuar, com intensidade moderada, até a próxima sexta-feira (03/6), na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, diminuindo no fim de semana no litoral pernambucano.

Quando a chuva vai diminuir em Pernambuco? Veja previsão do tempo da Apac e do Climatempo

Por isso, o risco de novos deslizamentos segue e é grande. É tanto que a Defesa Civil do Estado reforçou, na manhã desta segunda (30) o alerta sobre o alto risco de deslizamentos, uma vez que o solo já está bastante encharcado.

DIEGO NIGRO / AFP
Chuvas, Jardim Monte Verde, barreira - DIEGO NIGRO / AFP

CONFIRA QUANTO CHOVEU

Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Olinda (60 mm), Paulista (57 mm), Itapissuma (53 mm) e Recife (52 mm). A situação dos rios, porém, permanece estável. O nível de acúmulo nos pontos monitorados, sobre os quais foram emitidos avisos de alerta ou inundação já desceram ou estabilizaram, não havendo mais necessidade de aviso hidrológico.

A Apac informou ainda que o Sistema de Contenção de Cheias do rio Capibaribe – composto pelas barragens de Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro), Tapacurá (São Lourenço da Mata) e Goitá (Paudalho) – continua sendo monitorado pelas equipes técnicas.

A situação dos reservatórios, esta manhã, é a seguinte: Carpina (16,50 %); Goitá (70,90 %); Jucazinho (15,33 %) e Tapacurá (69,20 %). Até o momento, não há risco que motive a abertura de comportas nessas barragens, e caso haja necessidade, a Defesa Civil avisará a população com antecedência.

CONFIRA A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS EM PERNAMBUCO

CONFIRA A SITUAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO NO GRANDE RECIFE

 

Comentários

Últimas notícias