Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife e outras regiões de Pernambuco
O aviso de chuva emitido pela Apac é válido até este sábado (11)
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta sexta-feira (10), um alerta de chuva para o Grande Recife, Zona Mata e Agreste do Estado. O aviso é válido até este sábado (11).
Segundo a Apac, algumas nebulosidades vindas do oceano poderão gerar chuvas isoladas de intensidade moderada em alguns pontos, principalmente nesta madrugada, com possibilidade de se estender até o período da manhã de sábado (11) nas regiões do litoral. Os modelos meteorológicos mostram redução no decorrer do dia voltando à normalidade.
Para o Agreste, as chuvas isoladas podem ser ao longo do dia em algumas áreas.
Ver essa foto no Instagram
Previsão do tempo para o sábado (11)
O sábado (11) deve ser de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada no Grande Recife.
O mesmo ocorre na Mata Norte, mas com chuva com intensidade moderada. Já na Mata Sul, as pancadas isoladas também devem acontecer ao longo do dia, mas com intensidade fraca.
No Agreste e no Sertão de São Francisco, o tempo deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.
No Sertão de Pernambuco, variará entre parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.
Em Fernando de Noronha, não haverá chuva em toda a região ao longo do dia, mas o céu deve ficar parcialmente nublado.
Previsão do tempo para o domingo (12)
Até esta sexta-feira, ainda não há previsão mais assertiva para o domingo, visto que só é dada até 24h antes, mas uma “tendência”, que pode sofrer alterações.
Por enquanto, a tendência é de chuvas com intensidade entre fraca e moderada, de 10 mm a 30 mm, em todas as regiões do Estado.
Desastre das chuvas em Pernambuco
Desde o dia 25 de maio, as chuvas em Pernambuco deixaram 129 mortos, 119.523 desalojados e 9.134 desabrigados. Um conjunto de reportagens do JC mostrou as causas, efeitos, o que poderia ser feito para preveni-lo e o que deve ser implementado a partir de agora para que novas tragédias não se repitam - e para que mais vidas não sejam perdidas. Confira:
- Ocupação nos morros aumentou no Recife e programas de prevenção de riscos andaram para trás
- Recife tem R$ 120 milhões em obras prometidas e não concluídas para áreas destruídas pela chuva em 2022
- PSB foi quem menos investiu em prevenção de tragédias nos morros do Recife
- Falta de infraestrutura contribui para deslizamentos de barreira no Grande Recife, apontam especialistas