CHUVAS

Barragem de Serro Azul: possibilidade de vertimento gera polêmica e medo neste sábado

Defesa Civil de Palmares, na Mata Sul e onde o reservatório está construído, afirmou que barragem iria verter na próxima semana. À tarde, Apac desmentiu possibilidade diante da previsão de chuvas fracas nos próximos dias

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 09/07/2022 às 20:29 | Atualizado em 09/07/2022 às 20:57
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Barragem de Serro Azul foi inaugurada em 2017 como a primeira de um grupo de cinco projetos de contenção das chuvas na região da Zona da Mata Sul - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

As chuvas que atingem Pernambuco e que desde a semana passada se deslocaram com mais força para a Zona da Mata Sul e parte do Agreste do Estado colocaram a Barragem de Serro Azul, em Palmares, na Mata Sul, no centro das atenções neste sábado (9/7).

A possibilidade de o reservatório verter até o fim da próxima semana, deixando assustados os moradores da área, que residem próximo ao paredão da barragem, foi a razão. A Barragem de Serro Azul foi inaugurada em 2017 e é fundamental para evitar enchentes para 142 mil moradores dos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros.

Barragem de Serro Azul: possibilidade de vertimento gera polêmica e medo neste sábado

Na manhã deste sábado (9/7), a Defesa Civil de Palmares informou ao JC que o primeiro vertimento da barragem iria acontecer na próxima semana devido ao volume do reservatório que, caso continuasse mantendo o ritmo de acumulação de água dos últimos dias, chegaria a 85% da capacidade.

Chuvas em Pernambuco: além do medo, população de Palmares convive com os boatos de que a barragem de Serro Azul vai sangrar

Com esse volume, já aconteceria um primeiro vertimento. E quando chegasse a 100%, haveria um segundo vertimento. A constatação teria sido feita e orientada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

A Defesa Civil de Palmares, inclusive, teria sido orientada a atualizar o cenário para a população do Distrito de Serro Azul, durante reunião na última quarta-feira (7/7).

Divulgação
Barragem de Serro Azul está com 72,95% da capacidade neste sábado (9) - Divulgação

"Não há motivo para pânico, mas será necessário agir com precaução, como prevê o Plano de Contingência. A orientação da Codecipe é cadastrar as famílias do Distrito de Serro Azul antes do vertimento da barragem e retirar as que estão em situação de vulnerabilidade. Nossa estimativa é que existam 80 famílias ribeirinhas localizadas nas chamadas Rua da Ponte e na Rua Nova, mas nem todas precisarão ser desalojadas", explica o coordenador da Defesa Civil de Palmares, Toni Brasil.

As pessoas seriam, inclusive, orientadas a sair de suas casas levando móveis e pertences para a residência de parentes e amigos ou para o abrigo que será instalado na escola pública de Serro Azul.

DESMENTIDO

À tarde, a notícia de que a Barragem de Serro Azul poderia verter foi desmentida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Em publicação nas redes sociais oficiais e por informações repassadas pela assessoria de imprensa da Agência, é explicado que não há o risco de vertimento, apesar de o nível da barragem estar alto.

Segundo informações atualizadas do sistema do reservatório de Serro Azul, a barragem está com um volume de 214.525.000 m3 e um percentual de 70,77 % de sua capacidade. Para verter, segundo a Apac, teria que estar acima de 95%.

Comunidade vive com medo debaixo do paredão da Barragem de Serro Azul. Retirada dos moradores não aconteceu

E, como não há previsão de chuvas intensas para a próxima semana - pelo menos até a quarta-feira (13/7), não haveria o risco de vertimento. Além disso, o volume de águas da Serro Azul estaria diminuindo gradativamente, segundo técnicos da Apac verificaram em nova visita realizada na sexta-feira (8/9).

Nas redes sociais, inclusive, a Agência chega a alertar a população para que não se deixe levar por boatos. Explica que técnicos inspecionaram a barragem na sexta e constataram que, com a diminuição da intensidade das chuvas na região, a tendência de elevação do reservatório está se modificando.

"O reservatório é monitorado diariamente pelas equipes da Apac e mantido pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco). Regularmente, a barragem passa também por inspeções de segurança regulares. O Serro Azul também possui Plano de Segurança de Barragens (PSB) e Plano de Ação de Emergência (PAE), seguindo o que determina a Política Nacional de Segurança de Barragens", afirma a Apac.

Divulgação
Pelas estimativas da Defesa Civil de Pernmabuco, barragem de Serro Azul poderá alcançar 85% da sua capacidade de acumulação na próxima semana e começar a verter - Divulgação

"A Seinfra reforça que as informações sobre a atuação de sistemas meteorológicos e níveis de reservatórios são repassadas por meio de boletins oficiais às coordenadorias de Defesas Civis Municipais e Estaduais e a toda a população pernambucana. Desta forma, a orientação é que as pessoas tenham cuidado com boatos e notícias falsas que estão sendo divulgadas, principalmente, pelas redes sociais. Informações e atualizações confiáveis sobre os rios estão disponibilizadas no site da Apac", finaliza.

POR QUE TANTO MEDO DO VERTIMENTO?

Não é à toa que o vertimento da Barragem de Serro Azul gere medo entre morados e exija atenção por parte dos gestores públicos. Muitas residências ficaram próximas ao paredão de 65 metros de altura - o equivalente a um prédio de 22 andares -do reservatório.

A obra, construída para conter as enchentes na Mata Sul e aplacar o pânico da população, continua provocando medo., segundo reportagem do JC publicada em fevereiro deste ano.

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento, estabelecia um raio de segurança de 500 metros da barragem, onde não deveria se ver nenhum sinal de população. Mas não foi isso o que aconteceu. O governo de Pernambuco desistiu de desapropriar a área e os moradores foram obrigados a ter a barragem como vizinha, alguns vivendo a menos de 100 metros do paredão.

CODECIPE

A Codecipe também negou a possibilidade de vertimento da Barragem de Serro Azul, como foi dito pela Defesa Civil de Palmares sobre o vertimento da Barragem de Serro Azul. Por nota, afirmou que as informações oficiais são as divulgadas pela Apac.

"A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado informa que segue todos os protocolos definidos pela Secretaria de Infraestrura do Estado e atua de forma integrada e articulada com todos os demais órgãos e secretarias, cumprindo as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Em relação à divulgação de informações sobre Segurança de Barragens no Estado, o órgão competente é a SEINFRA. Reiteramos que a informação oficial referente à Barragem de Serro Azul, na Bacia Hidrográfica do Rio Una, são as que foram publicadas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima-Apac".

Comentários

Últimas notícias