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Central do CadÚnico muda de endereço no Recife, após longas filas e protestos por demora no atendimento

Capacidade de atendimento na nova Central do CadÚnico do Recife será dobrada, diz prefeitura

Ana Maria Miranda
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Ana Maria Miranda
Publicado em 24/07/2022 às 16:25 | Atualizado em 24/07/2022 às 17:58
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
ESPERA Logo cedo, longa fila já aguarda abertura da Central de Atendimento do CadÚnico, no Recife - FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
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A central do CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do governo federal) do Recife irá mudar de endereço a partir da próxima segunda-feira (25).

Antes funcionando na Rua do Imperador, no Centro, o atendimento agora será na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Rua Dr. João Vieira de Menezes, no prédio que abrigava a Faculdade Fama.

De acordo com a Prefeitura do Recife, agora, quem precisar atualizar os dados do CadÚnico ou efetuar a primeira inscrição no banco de dados poderá fazê-lo sem agendamento na nova sede.

Além da mudança de local, a prefeitura do Recife anunciou ainda a ampliação da capacidade de atendimento.

Antes, eram atendidas 300 pessoas por dia; agora - promete a prefeitura - serão 600 atendimentos por dia. O horário de atendimento é das 7h às 15h, de segunda a sexta-feira.

A mudança no atendimento ocorre após semanas do registro de longas filas na Rua do Imperador, com pessoas dormindo do lado externo para poder conseguir atendimento.

Houve ainda protestos reclamando da demora e até do barulho provocado pelas pessoas que aguardavam atendimento.

A inscrição no CadÚnico permite o acesso dos cidadãos a diversos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Municipal e Estadual (AME); este último destinado às vítimas das chuvas no Recife.

De acordo com a gestão municipal, a capital pernambucana conta com 247.359 pessoas registradas no CadÚnico, sendo 125.575 delas beneficiárias do Auxílio Brasil.

A estimativa da prefeitura é de que ao menos 60 mil delas precisam, até o fim do ano, revisar os dados cadastrais para continuar a acessar os benefícios sociais.

A Prefeitura do Recife informou ainda que o atendimento total passará a contar com 40 profissionais - entre recepcionistas, tira-dúvidas, triagem e cadastradores. O número de guichês irá passar de 13 para 28.

"A ampliação da equipe visa otimizar os atendimentos e fornecer mais conforto à população mais vulnerável da cidade", diz nota encaminhada pela prefeitura à imprensa.

Como funcionará o atendimento na nova sede do CadÚnico?

Na nova central de atendimento do CadÚnico, serão instalados toldos e cadeiras na área de espera. A população poderá contar ainda com profissionais do "Posso Ajudar", com foco nos beneficiários do AME que estão com dificuldade a ter acesso aos R$ 2,5 mil da Prefeitura do Recife, Câmara Municipal e Governo do Estado.

A Prefeitura do Recife lembra ainda que a população pode esclarecer dúvidas referentes ao AME através do fone 0800-281-0313, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do WhatsApp oficial da Prefeitura, pelo (81) 9.9117-1407.

Na segunda etapa do atendimento, a triagem, quatro profissionais da Assistência Social irão atender os usuários e direcionar ao atendimento ou solucionar dúvidas, já que muitas vezes os munícipes se deslocam apenas para buscar informações.

O atendimento principal ocorre na terceira etapa, onde os usuários que realmente atendam aos critérios para integrar o CadÚnico poderão se inscrever ou fazer a atualização de seus dados cadastrais.

De acordo com o governo federal, têm perfil para se inscrever no CadÚnico as famílias cuja renda mensal por pessoa seja igual ou menor que meio salário mínimo (R$ 606,00).

Atendimento com agendamento

Para receber atendimento nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), é preciso fazer o agendamento no Conecta Recife, através do site conectarecife.recife.pe.gov.br/cadunico ou aplicativo, disponível de forma gratuita para aparelhos Android ou iOS.

A média de atendimentos no CRAS varia de acordo com a capacidade do espaço de cada unidade, podendo chegar até 60 atendimentos diários. O serviço do CadÚnico nos CRAS é oferecido à população das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.

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