ABUSO

Denúncia de abuso sexual em banheiro mobiliza estudantes da UFPE a pedir por mais segurança

Violência na UFPE aconteceu por volta das 15h30 dessa quarta-feira (10). Departamento acionou a equipe de segurança

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 11/08/2022 às 14:00 | Atualizado em 15/08/2022 às 11:58
Notícia
X

Uma estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) denunciou ter sofrido abuso sexual na tarde dessa quarta-feira (10) no banheiro do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O caso mobilizou o Diretório Acadêmico de História a criar um abaixo-assinado para pedir por mais segurança no prédio.

Por volta das 15h30, a jovem fazia pesquisas no laboratório de História, que fica no 11º andar do CFCH. Ela precisou ir ao banheiro, mas o feminino estava fechado. Então, foi ao masculino - que estava sem ninguém até então. Enquanto ela o utilizava, percebeu que alguém entrou no local e foi à cabine ao lado dela.

Ao olhar para cima, viu que estava sendo filmada, sem roupa, pelo celular de um homem. Ela, então, correu e se trancou no laboratório e mandou mensagens para os celulares de amigas, que estavam estudando em outros prédios.

Três meninas foram consolá-la no laboratório. Enquanto estavam lá, a porta começou a ser forçada. “Alguém ficou tentando entrar. Então pegamos uma tesoura que estava na sala (para nos proteger), mas quando abrimos não tinha mais ninguém. A pessoa pareceu ter corrido”, contou uma das testemunhas.

Todo o relato foi repassado à reportagem por uma das amigas da vítima de assédio, que presenciou a tentativa da entrada do homem no laboratório. Por ainda estar abalada, a jovem que sofreu o assédio não quis conversar com o JC.

As estudantes que testemunharam o caso ainda denunciaram inércia por parte dos servidores da universidade. “A recepção foi um descaso total com a gente. Nos deixou subir sozinhas, não moveu um dedo para nos ajudar e não queria chamar a segurança”, disse.

Segundo as estudantes, o suspeito vestia camisa azul, jeans e tinha um iPhone vermelho. Elas nunca tinham visto o homem no prédio.

O chefe do departamento de História, Rômulo Xavier, repassou o caso à empresa terceirizada que faz a vigilância da UFPE. “Comuniquei a um dos seguranças e mandei a descrição do homem que fez isso. Disseram que até amanhã o chefe da segurança vai formalizar um boletim de ocorrência”, contou ele.

Estudantes e professores reivindicam providências

Rômulo lamentou o caso e pediu providências à universidade. “Tem que ser feito algo de concreto para que esse clima de medo não permaneça. Deveria ter câmeras nos andares, porque é um prédio com muita circulação, mas você não sabe quem são as pessoas que entram, não tem identificação.”

A reivindicação também é dos outros estudantes. No abaixo-assinado, eles pedem pela capacitação dos profissionais para lidar com casos de violência, instalação de um sistema de segurança, melhoria na identificação para acesso no CFCH, aumento da iluminação e rondas dentro do prédio que assegurem "o controle acerca da entrada de pessoas desconexas ao CFCH e outras possíveis anormalidades”.

“A situação de insegurança é comum no CFCH, principalmente nos cursos noturnos. É um prédio que não tem tanta aula de graduação e é focado em laboratórios e secretarias, então a movimentação é muito baixa”, pontuou o membro do diretório acadêmico David Conserva.

Leia a resposta da UFPE sobre a denúncia de abuso sexual

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, no dia 10 de agosto de 2022, registro de ocorrência no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Desde então, tem colocado a Superintendência de Segurança Institucional (SSI) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) para apurar os fatos, observando os trâmites administrativos e legais. A Direção do Centro e a administração central da instituição estão trabalhando em conjunto para garantir o acolhimento de seu corpo estudantil, assim como técnicos e docentes.

Tags

Autor