MOBILIDADE

Linha Sul do Metrô do Recife registra atraso após problemas técnicos

Um dos trens apresentou problemas no compressor e precisou ser evacuado nas proximidades da Estação Joana Bezerra

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Katarina Moraes

Publicado em 17/08/2022 às 13:05 | Atualizado em 17/08/2022 às 13:42
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Trens da Linha Sul do Metrô do Recife circulam com atraso nesta quarta-feira (17). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), isso acontece após o registro de um problema técnico.

Às 11h15, um trem apresentou problemas no compressor e precisou ser evacuado nas proximidades da Estação Joana Bezerra. O órgão contou que a equipe da manutenção atuou no local e o trem foi recolhido.

Em virtude disso, houve a necessidade de se realizar o procedimento de via singela entre as estações Largo da Paz e Recife. Entretanto, no momento, o trecho já se encontra liberado.

Nessa terça-feira (16), houve uma "explosão" provocada por um provável curto circuito em um dos trens do Ramal Jaboatão da Linha Centro.

No mesmo dia, a coluna Mobilidade, deste JC, denunciou a situação precária no sistema do Recife, apontando como causa a ausência de recursos até mesmo para o custeio da operação.

Sem perspectiva

Por Roberta Soares

Sem recursos para nada, o Metrô do Recife também segue sem perspectivas, o que é o mais angustiante. Não recebe recursos do governo federal, via Administração Central da CBTU e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e ainda viu o estudo de uma possível estadualização e futura gestão privada ser engavetado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Futuro do Metrô do Recife é decidido. Sistema será concedido à iniciativa privada. Confira detalhes

Em maio, o governador se comprometeu com os metroviários de que não iria avançar com o processo de estadualização e, posteriormente, concessão do Metrô do Recife à operação privada.

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Assumiu o compromisso depois que técnicos da Secretaria de Planejamento de Pernambuco - com o seu aval - modelaram uma proposta de Parceria Público Privada (PPP) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pedido do governo federal. O Ministério da Economia decidiu conceder os sistemas operados pela CBTU no Brasil, além da Trensurb de Porto Alegre para gestão privada. E, apesar da recusa do Estado, os estudos seguem.

O Sindicato dos Metroviários (SindMetro) pressionou e ameaçou paralisar o metrô, conseguindo travar o processo pelo menos na gestão de Paulo Câmara. De lá para cá, nada aconteceu e o metrô seguiu em destruição, sem dinheiro para custeio, muito menos para investimentos, com muitas quebras, intervalos superiores a sistemas de trens de subúrbio e, ainda, sem perspectiva. Nenhuma perspectiva.

Cada grupo defendendo apenas seus nichos, enquanto o passageiro sofre e paga a conta.

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Em maio, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se comprometeu com os metroviários de que não iria avançar com o processo de estadualização e, posteriormente, concessão do Metrô do Recife à operação privada - GUGA MATOS/JC IMAGEM

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