Psiquiatria avançada, tratamento integral e humanizado: Hospital Novo Nascer se torna referência em saúde mental

Com mais de 200 profissionais, o hospital especializado em psiquiatria se destaca por estimular nos pacientes novas perspectivas de vida
JC360
Publicado em 30/08/2022 às 7:13
DIFERENCIAL Hospital Novo Nascer está localizado dentro de uma área de proteção ambiental, onde é possível conviver com a Mata Atlântica e respirar ar puro todos os dias Foto: JAILTON JR./JC IMAGENS


Pessoas que estão enfrentando questões de comportamento aditivo ou transtornos emocionais, e estão em busca de tratamento, certamente, almejam um ambiente calmo, arborizado e que possa, de alguma forma, resgatar a harmonia interior. Foi devido a essa necessidade familiar, de encontrar um ambiente com qualidade de tratamento para um parente, que o Hospital Novo Nascer foi fundado em 2013.

Embora a unidade de seis hectares esteja localizada no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, ela ainda consegue ficar distante da agitação urbana, por ficar dentro da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, onde é possível conviver com a Mata Atlântica brasileira, permitindo aos pacientes respirar ar puro todos os dias.

Em nove anos de sólida atuação, o Hospital Novo Nascer conta com uma equipe de mais de 200 profissionais, entre médicos clínicos, médicos psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, arteterapeuta, terapeuta ocupacional, entre outros, que acompanham de perto todos os aspectos da saúde de cada paciente.

Segundo Carlos L. Oliveira, fundador e presidente do Novo Nascer, o hospital aposta em inovação e tecnologia, e possui uma maior complexidade de serviços e de profissionais, que envolve a existência de todo o aparato e de práticas hospitalares que dão mais segurança aos pacientes.

“Utilizamos medicamentos de última geração, que trazem benefícios que vão desde a menores efeitos colaterais à uma recuperação mais rápida. São medicamentos utilizados como medicação de primeira linha nos Estados Unidos e na União Europeia, por exemplo. Testagem genética, estimulação transcraniana, são outras inovações que fazem parte da composição dos nossos serviços e que desenvolvemos com parceiros especializados de alto nível”, garante.

ESTRUTURA

Além do tratamento moderno, da medicação de ponta e de toda a área verde com uma piscina recém-reformada, o hospital psiquiátrico oferece uma ambiência de spa, com uma estrutura pensada para o melhor conforto e a segurança dos residentes. Os quartos são pintados com cores que inspiram a calmaria, a água possui aquecimento à gás, os travesseiros são antialérgicos, todos os ambientes são iluminados e os pisos têm tratamento para reduzir o risco de queda.

“Ter um ambiente de resort, com ampla área verde, de convivência, e todos os itens voltados a atividades de educação física e bem-estar é essencial para que outros aspectos possam ser tratados e assim haja um resgate da autoestima e de potencialidades, que doenças como a depressão, por exemplo, estavam levando o cliente a esquecer que as possui”, explica Carlos L. Oliveira.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Queda e suicídio são duas ocorrências muito graves, porque podem comprometer a mobilidade ou até mesmo a vida de uma pessoa, portanto, é preciso que as unidades psiquiátricas tenham esses assuntos como foco preventivo.

Ao receber um paciente com um grau elevado de depressão e ideações de suicídio, o Hospital Novo Nascer direciona o indivíduo para uma área chamada de Sala de Atenção Especial, que é um ambiente próximo ao posto de enfermagem onde o paciente recebe todos os cuidados necessários, permanecendo lá até sair de sua fase mais aguda.

“Funciona como um quarto de observação imediata. Assim podemos evitar o suicídio e também a automutilação. Além disso, deixamos de utilizar materiais que possam trazer algum risco nesta direção. Isso compreende tipo de camas, tipo de lâmpadas, tipos de espelhos e tipos de objetos em banheiro”, revela o presidente.

JAILTON JR./JC IMAGENS - EMPATIA Carlos L. Oliveira fundou o hospital após dificuldade de encontrar ambiente de qualidade para parente

Em relação à queda, a unidade conta com um ambiente destinado aos pacientes seniores, que apresentam um risco maior dessas ocorrências. Nesse espaço, a equipe assistencial adequa a sua atuação para esse risco e faz um acompanhamento contínuo com os internos.

TRATAMENTOS

O hospital possui tratamento integral para auxiliar pacientes em todos os pilares, seja ele emocional, psíquico ou físico. Além disso, tem atendimentos divididos em três níveis: ambulatorial, voltado para pacientes que marcam consultas e voltam para casa em seguida. Day hospital, que abrange os pacientes que passam por um tratamento durante o dia e, ao final dele, voltam para as suas casas. E a internação, que é determinada para os casos em que existem maiores necessidades de intervenção.

Os tratamentos terapêuticos, práticas que ajudam na recuperação dos pacientes, também são comuns no Novo Nascer. Arteterapia com pinturas de mandalas, musicoterapia e técnicas de meditação fazem parte do acompanhamento. E para que a equipe de profissionais entenda na prática esses recursos, o hospital promove cursos de meditação e ioga para os funcionários.

ACOLHIMENTO INDIVIDUALIZADO

Com o plantão médico funcionando 24 horas, o acolhimento é iniciado já no primeiro contato com o hospital, seja por telefone (0800 810 8181), e-mail (contato@novonascer.com.br) ou WhatsApp (800 810 8181).

Caso a pessoa, que busca por tratamento, esteja em um local sem condições para fazer uma ligação, esse contato pode ser feito gratuitamente a qualquer hora do dia ou da noite. “É um duplo acolhimento porque precisamos acolher tanto o cliente, que vai se hospedar conosco e aderir a um dos nossos programas de tratamento, quanto os familiares que estarão lado-a-lado nesta jornada”, completa Oliveira.

Assim como o tão frequente check-up clínico, Carlos L. Oliveira ressalta a importância do acompanhamento e da revisão sistemática também no aspecto psíquico. “Precisamos deixar de ver a psiquiatria como sinônimo de doença, quando na verdade ela é caminho de saúde. Ninguém precisa surtar para começar a se cuidar. Ninguém precisa ter burnout para começar a contar com apoio psiquiátrico e psicológico. Precisamos desmistificar os cuidados em bem-estar mental”, finaliza.

TAGS
pernambuco conexão saúde JC360 sem publicidade
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory