CENTRO POP

Protesto contra centro para população de rua em Boa Viagem é discutido em audiência pública no Recife

Parlamentares debateram a insegurança na Zona Sul do Recife e a repercussão da notícia que moradores de Setúbal protestam contra o Centro Pop na região

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 01/09/2022 às 10:25 | Atualizado em 01/09/2022 às 10:38
CORTESIA
Grupo de moradores realizam protestos semanalmente contra o Centro Pop - FOTO: CORTESIA
Leitura:

Audiência pública promovida nessa quarta-feira (31) na Câmara Municipal do Recife sobre a segurança pública na Zona Sul da cidade debateu a instalação do Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) na região de Setúbal, em Boa Viagem.

O encontro, promovido pelo vereador Paulo Muniz (SD), aconteceu dias após repercussão da reportagem "Moradores de Boa Viagem, no Recife, fazem passeatas e abaixo-assinado contra instalação de centro para população de rua na região", deste JC.

Desde antes da publicação da matéria, o JC tenta confirmar com a Prefeitura do Recife, sem sucesso, se a casa na Rua Sargento Waldir Correia será de fato o endereço do equipamento - como relatado pelos moradores de Setúbal - que temem que o espaço traga um eventual aumento da insegurança na região.

A professora Erica Vasconcelos, que representa o grupo, pontuou que Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da cidade, pasta responsável pelo Centro, confirmou que a instalação seria feita ali em reunião feita com os moradores em 27 de junho e que não haveria "como voltar atrás".

CORTESIA
ABAIXO-ASSINADO Além de passeatas todas as semanas, grupo ainda conseguiu reunir mais de 4 mil assinaturas para reivindicar que projeto não avance no bairro - CORTESIA
CORTESIA
Grupo de moradores realiza protestos semanalmente contra o Centro Pop Setúbal - CORTESIA

Por outro lado, o deputado Wanderson Florêncio (PSC), que está ao lado dos manifestantes na defesa da mudança de localidade do Centro Pop, afirmou ao JC que, pela pressão de moradores, a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife disse dito a ele que considera mudar o endereço do Centro.

Mas se, de fato, houve essa alteração, ainda não foi divulgada. Na audiência, a gerente-geral da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Marcella Glasner, disse que o local exato do novo Centro POP a ser instalado na Zona Sul ainda será definido pelo Poder Executivo. Ela também pontuou que há 2.022 pessoas em situação de rua na Zona Sul, das quais 1.500 ainda aguardam acolhimento.

“A audiência foi bem esclarecedora no sentido de trazer para a população e para a Câmara como está a situação do atendimento da assistência na Zona Sul – no caso, a RPA-6. Eu trouxe a questão da expansão dos serviços daquela área para atender a população daquela área, que é tão vulnerável e necessita dos serviços públicos para garantir dos direitos deles", disse.

O Centro Pop oferta banho, alimentação, guarda de pertences e encaminhamentos para outros serviços da rede municipal para as pessoas em situação de rua. Lá, elas também podem retirar novos documentos e recomeçar a vida. Atualmente, há dois em funcionamento na cidade: o Centro POP Glória, em Santo Amaro, área central, e o Centro POP Neuza Gomes, na Madalena.

O Instituto Menino Miguel, órgão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que desenvolve ações nas áreas do Cuidado Humano, da Família, da Infância, da Adolescência, do Processo de Envelhecimento, da velhice e da Pessoa Idosa, publicou uma nota em defesa do Centro Pop Setúbal.

"As informações divulgadas e as ideias disseminadas durante o ato são cientificamente improcedentes, uma vez que a instalação do Centro Pop nas mais diferentes regiões da cidade reproduzem um ambiente seguro e acolhedor, propiciando ao público usuário um serviço socioassistencial de qualidade, tornando a convivência no bairro ainda mais socialmente sustentável", afirmou.

O Padre Julio Lancellotti, conhecido no país pelo trabalho com a população de rua, também citou o caso durante a missa realizada no último domingo (28). "Nosso carinho e nosso afeto a toda população em situação de rua. Nossa saudação a todos que no Recife lutam para que o povo da rua não seja descriminado. E aos irmãos e irmãs de Boa Viagem, acolham os irmãos de rua! Não os rejeitem!", pediu.



“Nunca fomos consultados sobre a instalação desse equipamento. [...] Já temos pequenos comerciantes anunciando a venda de seus negócios, assim como apartamentos com placas de vende-se, com medo da situação da violência piorar e desvalorizar o único bem que possuem”, pontuou a professora Érica Lyra, 57, uma das organizadoras da ação.

Insegurança na região

Também participaram da audiência pública autoridades do município e do Estado ligadas à segurança e à assistência social. A delegada de polícia de Boa Viagem, Beatriz Leite, e o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Luiz Ignácio de Andrade Lima, ressaltaram haver uma diminuição nas ocorrências na capital.

Segundo o comandante Andrade Lima, a Polícia atua com base em resultados alcançados e com objetivos de redução da violência. Às pessoas presentes no plenarinho da Câmara, ele prestou informações sobre o trabalho da corporação, como a frequência de rondas policiais na área.

“Foi uma possibilidade de conversarmos com a população através de sua representação aqui para dizermos o quanto estamos à disposição. Foi muito importante porque pudemos mostrar como desenvolvemos o nosso trabalho. Tinha muita coisa que eles não conheciam e me parece que a mensagem foi bem passada”.

O vereador Paulo Muniz ressaltou, ainda, que o tema da segurança também deve ser entendido como uma responsabilidade do município, e não apenas dos Estados. “Esse é um tema que atinge toda a sociedade pernambucana e recifense. O vereador é o elo mais próximo da política com a comunidade. Vivenciamos os bairros e a cidade no seu dia a dia, com todos os seus problemas. Foi-se o tempo em que segurança pública era uma questão só do Estado."

Comentários

Últimas notícias