DIREITOS HUMANOS

Movimentos em defesa de população de rua fazem protesto em defesa da instalação de Centro Pop em Boa Viagem

O ato é em resposta às manifestações feitas por um grupo de moradores contra a implementação do equipamento no bairro

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 09/09/2022 às 11:58 | Atualizado em 09/09/2022 às 16:05
CORTESIA
Ato em defesa da instalação de Centro Pop em Boa Viagem - FOTO: CORTESIA
Leitura:

Movimentos em defesa à população de rua realizam, na manhã desta sexta-feira (9), um protesto pela instalação do Centro Especializado de Atendimento da População em Situação de Rua (Centro POP) na região de Setúbal, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O ato é em resposta às manifestações feitas por um grupo de moradores contra a implementação do equipamento no bairro.

A concentração aconteceu às 11h na Praça de Boa Viagem. Estão presentes representantes de organizações como o Unificados pela Pop Rua, Anjos da Noite, Samaritanos, Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (Assicuka), Movimento População de Rua, Pastoral Povo da Rua e o Instituto Menino Miguel, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

CORTESIA
Ato em defesa da instalação de Centro Pop em Boa Viagem - CORTESIA
CORTESIA
Ato em defesa da instalação de Centro Pop em Boa Viagem - CORTESIA
CORTESIA
Ato em defesa da instalação de Centro Pop em Boa Viagem - CORTESIA
CORTESIA
Ato em defesa da instalação de Centro Pop em Boa Viagem - CORTESIA

Em convite, o Movimento da População de Rua de Pernambuco chama a sociedade para o ato em defesa do equipamento que é "um direito de todos e um dever do Estado". "Precisamos enfrentar as diferentes formas de discriminação e violência com muita arte, fraternidade e paz. O Centro Pop é vida digna para todos, todas e todes", afirma o comunicado.

Nessa quinta-feira (8), o grupo enviou diretamente ao promotor Wester Conte, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma carta denúncia contra os protestos que tentam impedir a instalação do Centro Pop Setúbal, que inicialmente seria abrigado em um imóvel na Rua Sargento Waldir Correia.

"Os argumentos utilizados pelo grupo contrário à construção do Centro Pop Rua disseminam mensagens de ódio e não possuem nenhuma sustentabilidade científica ou legal, apenas acentuam ainda mais a exclusão social e promovem a depredação do patrimônio público", escreveram as instituições, mostrando que a fachada do imóvel foi pichada com os dizeres "não ao Centro Pop em Setúbal".

Afirmou, ainda, que após a divulgação dos protestos contra o Centro Pop na imprensa local, o convívio ficou ainda mais inseguro para pessoas em situação de rua no bairro, que, segundo elas, tem a segunda maior população de rua da cidade.

CORTESIA
Fachada do imóvel onde seria instalado o Centro Pop foi pichada com os dizeres "não ao Centro Pop em Setúbal". - CORTESIA

Após pressão da comunidade do entorno, no entanto, com manifestações e reuniões junto à gestão municipal, não se sabe se a Prefeitura mantém a intenção de instalá-lo no mesmo local. Em audiência na Câmara Municipal feita na última semana, a gerente-geral da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Marcella Glasner, disse que o local exato ainda seria definido pelo Poder Executivo.

Centro Pop

Hoje, a cidade conta com duas instituições do tipo: o Centro POP Glória, situado na Rua Bernardo Guimarães, nº 135, em Santo Amaro, área central, e o Centro POP Neuza Gomes, na Rua Dr. João Coimbra, nº 66, Madalena. Mensalmente, os equipamentos atendem, juntos, cerca de mil usuários.

O espaço oferta banho, alimentação, guarda de pertences e encaminhamentos para outros serviços da rede municipal para as pessoas em situação de rua. Lá, elas também podem retirar novos documentos e recomeçar a vida.

A iniciativa torna menos desumana a situação das pessoas em situação de rua na capital - 1.400, segundo última contagem da Prefeitura do Recife, feita em 2019. Um novo censo é feito em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com previsão de que seja concluído em dezembro.

Comentários

Últimas notícias