A Paróquia do Bom Jesus do Arraial - Igreja da Harmonia questionou as críticas feitas por um morador de Casa Amarela sobre a realização de uma missa depois que um homem de 60 anos foi assaltado e morto com um tiro no peito por dois ladrões.
O crime aconteceu por volta das 19h da sexta-feira (2/9), na Estrada do Arraial, nas imediações da Rua da Harmonia, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. A vítima estava na parada de ônibus e, após caminhar alguns metros, morreu praticamente na porta da igreja.
Segundo o padre Paulo Sérgio, a celebração só aconteceu depois que toda ajuda e assistência possíveis tinham sido prestadas à vítima e às pessoas que estavam envolvidas com a situação.
Latrocínio na Zona Norte: veja vídeo do momento do crime
Latrocínio na Zona Norte do Recife: o que se sabe até agora sobre o crime
Homem é morto com tiro no peito em frente à Igreja da Harmonia, na Zona Norte do Recife
“É muito injusto ouvir pessoas afirmarem isso. Quando o crime aconteceu, eu estava no confessionário e abandonei tudo para sair correndo e prestar ajuda. Ficamos horas ajudando de todas as formas. Colaboramos com a polícia e demos assistência não só à vítima (ainda viva), mas às pessoas que presenciaram tudo”, relata o padre.
VEJA O MOMENTO DO CRIME:
“Fiquei nesse processo até 21h. Os fiéis que estavam na igreja seguiram rezando pela vítima, inclusive. Somente depois que a polícia e a perícia chegaram ao local é que retornei à igreja e iniciei a missa. Rezamos o tempo todo em intenção do homem, de toda aquela triste situação”, reforça.
O padre Sérgio Ricardo também explicou que as regras religiosas o obrigam a dar sequência nas celebrações previstas para a paróquia, independentemente do ocorrido, e que ele precisa cumpri-las.
“Mesmo que tivesse acontecido no interior da igreja, teria que dar sequência aos atos conforme o momento em que foram interrompidos. É a regra”, explica.
“Mas, mesmo assim, nossa intenção foi de ajudar o tempo todo e de rezar por toda a situação. É muito injusto nos acusar de desumanidade. Ao contrário. O espírito da comunidade religiosa naquele momento era de muita comunhão”, finalizou.
Imagens do momento do crime mostram que dois homens estão assaltando pessoas numa parada de ônibus da Estrada do Arraial, em frente à Igreja da Harmonia. Depois de roubar mulheres, levando celulares, bolsas e dinheiro, puxam a mochila da vítima, que estava de costas. O homem se vira e resiste à entregar a bolsa. É quando um dos ladrões atira.
A vítima, identificada como Sérgio Antônio de Brito Silva, 60, contador, ainda caminha por alguns metros, mas cai em frente à Igreja da Harmonia, sem resistir ao ferimento. O homem levou um tiro no peito e faleceu no local, aguardando socorro. A vítima também aguarda o ônibus.
Minutos depois do crime, a dupla é vista em outras imagens correndo pela Rua Bento de Loyola, transversal da Estrada do Arraial, onde um carro branco estaciona e dá fuga aos dois ladrões.
A Polícia Científica de Pernambuco periciou na manhã deste sábado (3/9) o veículo que teria sido usado na fuga dos criminosos. Os peritos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) buscam indícios que possam levar à identificação dos dois jovens que praticaram o crime.
O veículo é um Ford Fiesta branco. O dono do carro foi preso na manhã deste sábado pela Polícia Civil. A Polícia Civil de Pernambuco não repassou muitas informações, afirmando apenas que as investigações seguem. A família da vítima não quis falar com a imprensa.