No Dia Mundial da Limpeza, que teve início em 2008, na Estônia, e atualmente é comemorado em mais de 180 países, será festejado neste sábado (17). Em Pernambuco, várias prefeituras vão aproveitar a data para realizar diversas ações de conscientização da população para o problema do descarte irregular de resíduos em nosso litoral, a fim de preservar o meio ambiente.
Em Olinda, através da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental, a prefeitura vai promover a partir das 9h uma atividade na praia do quartel, em Bairro Novo, que contará com a animação de uma orquestra de frevo. Além disso, um mutirão da campanha Praia Limpa vai percorrer por toda extensão do litoral sensibilizando banhistas, barraqueiros, ambulantes e ciclistas sobre a coleta e reciclagem na areia, realizando o descarte correto dos resíduos.
“Estamos convidando todos os olindenses a participarem dessa ação que terá muito frevo e praia limpa”, reforçou Cleide Amorim, Especialista em Educação Ambiental de Olinda. Toda a ação terá a participação de uma Orquestra de Frevo, em parceria com a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda.
Em Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura do município promoverá um evento em frente à Igrejinha de Piedade, a partir das 9h, com palestras sobre questões ambientais, mutirão de limpeza na orla, distribuição de sacolas de lixo entre os banhistas e comerciantes, além de exposição do Museu das Tartarugas Marinhas.
De acordo com a prefeitura de Jaboatão, a ação contará com 235 participantes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, da Secretaria Executiva de bem-estar animal e da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, além de alunos das Escolas Municipais Santa Edwinges e Silvio Romero, e da União dos Escoteiros do Brasil.
No município do Paulista, as ações de limpeza e recolhimento de lixo da areia, além da retirada de vegetação de espécies invasoras da Praia do Pontal de Maria Farinha, serão realizadas também a partir das 9h e contará com o apoio de associações de catadores de lixo reciclável e dos moradores da área.
Durante a atividade, técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos do município irão orientar a população sobre a preservação da praia e fornecer sacos para coleta de lixo.
Na data simbólica da necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos no mar, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), fará palestras educativas de estímulo à mentalidade marítima a bordo de um catamarã.
Em Suape, equipes de Inspeção Naval (IN) da CPPE promoverão um mutirão de limpeza na Praia de Suape em conjunto com colaboradores do Porto de Suape.
Já no Arquipélago de Fernando de Noronha, a ação da Capitania dos Portos de Pernambuco será em parceria com os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Juntamente com a conscientização ambiental de turistas e de toda a população, equipes de Inspeção Naval (IN) da CPPE irão orientar as tripulações dos veleiros que participarão da Regata Recife-Fernando de Noronha (REFENO).
Também se envolvendo no Dia Mundial da Limpeza, o Jardim Botânico do Recife irá uma programação especial no fim de semana para os visitantes. No domingo (18), além de uma caminhada ecológica (que inicia às 10h), o espaço terá a atividade “Construindo com recicláveis", onde os participantes terão a missão de construir alguns animais usando materiais recicláveis.
A caminhada ecológica, que abordará temas de educação ambiental como biodiversidade e reciclagem, é gratuita e aberta ao público, mas com limite máximo de 30 pessoas. As inscrições podem ser feitas na portaria do local antes do início da ação. Já o jogo “Construindo com recicláveis" atenderá 20 pessoas e acontecerá às 11h.