ELEIÇÕES 2022

Pernambuco deve ter redução de 90% em ocorrências de crimes eleitorais, diz SDS

Secretário Humberto Freire afirma que balanço parcial indica "menor número de ocorrências da história" numa eleição do Estado

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/10/2022 às 12:54 | Atualizado em 02/10/2022 às 15:51
ELEIÇÕES 2022 Coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) deu balanço parcial da segurança pública nas eleições - DIVULGAÇÃO

Um balanço parcial sobre a segurança pública nesta manhã de eleições foi compartilhado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo de Pernambuco em coletiva. De acordo com o secretário Humberto Freire, os números preliminares indicam que o Estado deve ter uma redução de 90% de ocorrências ligadas ao pleito.

"Isso indica que teremos o menos número de ocorrências numa eleição na história. É fruto de muito trabalho, um trabalho integrado, que começou em fevereiro, com o TRE e todas as forças de segurança", disse Humberto Freire.

Em 2020, a sexta-feira e sábado da eleição teve 83 ocorrências policiais relativas às eleições. Sexta e sábado deste ano tiveram apenas sete casos. A redução foi de 91,6%. Este domingo, 15 ocorrências foram registradas.

No ano passado, o balanço geral da sexta-feira ao domingo registrou 523 ocorrências - 140 na RMR, 249 na Zona da Mata e Agreste e 134 no Sertão.

Prisões por boca de urna e transporte ilegal de eleitores

De acordo com o gestor, alguns poucos casos de prisão por boca de urna foram registrados da sexta-feira ao domingo, mas ainda não existem números concretos. "Tivemos menos casos em todo o Estado. Prosseguimos o tida todo garantindo que responderemos às demandas rapidamente", continuou.

Já sobre o transporte ilegal de eleitores, apenas um caso foi registrado, mas uma portaria que ainda irá verificar se o acontecimento realmente burlou a legislação eleitoral - que também impede entrada de celulares em cabines de votação e porte de arma em até 100 metros dos locais de votação.

Efetivo de policiais das eleições de 2022

A Operação Eleições 2022 conta, até as 7h da manhã da próxima segunda-feira (3), com um total de 34.634 postos de trabalho, sendo 27.850 na PMPE, 4.518 na PCPE; 1.580 no CBMPE, 27 na Polícia Científica, 205 na Corregedoria e 404 no Ciods, GTA, Inteligência e Lei Seca.

Desse total, 10.622 estão na Capital e RMR, 14.782 estão no Agreste e Zona da Mata e 9.230 atuam no Sertão. Três Centros Integrados de Comando e Controle estão em funcionamento, recobrindo todas as regiões do Estado. Quatro helicópteros, sendo três do GTA e um da PRF, estão fazendo sobrevoos e apoiando os trabalhos realizados pelas forças em terra.

Policia Rodoviária Federal registrou três ocorrências

A comunicação da Polícia Rodoviária Federal informou que registrou três ocorrências nos municípios de Juazeiro (BA), Garanhuns (PE) e Serra Talhada (PE).

Em Juazeiro, um carro com R$ 36 mil, alimentos e material de campanha política foi aprendido. O motorista informou que o conteúdo não tinha relação com leilão e que o dinheiro seria para compra de ovelhas.

Em Serra Talhada, um veículo levava R$ 10 mil em espécie, material político e uma caixa de uísque. O motorista afirmou que tinha pego um carro emprestado e afirmou que o dinheiro seria para a compra de um celular.

Já em Garanhuns, uma van transportava sete pessoas que estavam indo do Recife para Bom Conselho. Os passageiros informaram que não haviam pago nada pelo transporte, o que poderia configurar como transprte irregular de eleitores.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS