Recife inicia nova etapa das obras da Ponte Monteiro-Iputinga; veja imagens

A ponte deve suprir uma necessidade de interligação já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km de rio
Cássio Oliveira
Publicado em 19/10/2022 às 12:33
CONSTRUÇÃO | Veja imagens da obra da Ponte do Monteiro (Monteiro-Iputinga) Foto: Ivison Gambara / PCR


A Prefeitura do Recife iniciou uma nova etapa das obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que ligará os bairros da Iputinga e do Monteiro. A obra foi retomada após sete anos de espera.

De acordo com a gestão municipal, a laje de concreto está sendo colocada, após a instalação dos pilares de sustentação que foram erguidos dos dois lados do equipamento (Iputinga e Monteiro).

“Há 15 anos não tinha uma nova ponte no Recife. Essa é uma grande ponte que está sendo construída, que está gerando emprego e renda para quase 100 pessoas que trabalham somente aqui. A gente consegue colocar a engenharia à serviço da cidade”, disse o prefeito João Campos (PSB), que vistoriou o serviço, no lado do bairro Monteiro, na manhã desta quarta-feira (19), ao lado da secretária de Infraestrutura da cidade, Marília Dantas.

Com a instalação da laje de concreto, serão colocados na sequência os balanços sucessivos na cabeceira do Monteiro para escorar a estrutura. A previsão de conclusão da obra da ponte é agosto de 2023.

“A subida da laje foi iniciada no lado do Monteiro. Vamos ter um equipamento que irá melhorar a capacidade de tráfego da região”, informou o presidente da URB, Luís Henrique Lira.

Ponte Monteiro-Iputinga

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão tem estrutura de 170 metros de extensão e integra o projeto do sistema viário dos bairros da Iputinga e Monteiro. Estão sendo investidos R$ 38 milhões e deverão ser beneficiadas diretamente 58 mil pessoas.

A ideia é suprir uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio.

Para compor a integração dos dois bairros, a Prefeitura do Recife deve realizar também, posteriormente, a adequação do sistema viário para composição de uma semiperimetral, ligando a Avenida Maurício de Nassau (Paralela da Caxangá) e a Avenida 17 de Agosto. Esta obra incluirá a requalificação de 15 vias do entorno nas duas margens, totalizando 4,5 km.

TAGS
pernambuco Recife Ponte do monteiro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory